quinta-feira, 27 de julho de 2017

➤Operação Cobra

Bendine tinha passagem comprada para Portugal


Foto: Estadão/Reprodução
Preso na 42ª fase da Lava Jato nesta quinta-feira (27) , o ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras Aldemir Bendine tinha uma passagem de ida para Portugal. A viagem estava marcada para esta sexta-feira (28), descobriu o Ministério Público Federal (MPF) após quebra do sigilo telefônico do suspeito.

"É importante destacar que o MPF encontrou apenas a passagem de ida, não significa que não havia a passagem de volta", afirmou Athayde Ribeiro Costa, procurador da República, em entrevista à imprensa em Curitiba.

Ao detalhar a 42ª fase da operação, Costa afirmou que vários fatores justificaram a prisão temporária de Bendine, que ocorreu em Sorocaba (SP). Entre eles, está o fato de haver indícios de cometimento de crimes após a deflagração da Lava Jato e também o fato de Bendine ter nacionalidade italiana.

"Todos esses fatos foram levados em conta. [...] É concreto o risco à ordem pública", disse Costa.

O delegado Igor Romário de Paula criticou a divulgação do conteúdo das delações. Ele disse que este pode ter sido um dos motivos da compra da passagem para Portugal.

O MPF afirma que, quando comandava o Banco do Brasil, Bendine pediu R$ 17 milhões à Odebrecht para rolar uma dívida da empresa com a instituição, mas não recebeu o valor. Na véspera de assumir a Petrobras, teria pedido mais R$ 3 milhões para não prejudicar os contratos da estatal com a empreiteira, segundo delação de ex-executivos. O valor foi pago em 2015.
Agência Globo/Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário