segunda-feira, 31 de julho de 2017

➤DESTAQUES

Comece o dia bem informado

Presidente denunciado
A semana no Congresso, que volta a trabalhar após o recesso, deve ser mais uma vez dominada pela discussão sobre a denúncia contra o presidente Michel Temer. A votação deve ser na quarta (2), se houver quórum (mínimo de 257 deputados). O vice-líder de governo diz que a orientação para a base aliada é marcar presença na votação, mas Temer foi avisado por aliados que terá menos votos que o previsto. Se a oposição não registrar presença no plenário, pode ser que a votação seja adiada.

Contas inativas
Quem ainda não sacou o dinheiro das contas inativas do FGTS precisa correr, pois o prazo termina hoje - e, depois, o valor só poderá ser sacado em caso de doenças graves ou aposentadoria. A Caixa já liberou R$ 42,8 bilhões das contas inativas (98,3% do total disponível para saques), mas cerca de 5 milhões de pessoas ainda não sacaram.

Reivindicações
Bancadas ‘boi, bala e Bíblia’ ampliam pedidos ao governo. Ao mesmo tempo em que o governo lida com a delação do Grupo J&F e a tramitação da acusação da Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva, as principais frentes parlamentares da Câmara dos Deputados reforçaram as demandas por pautas de seus interesses no governo federal, aponta O Estado de S. Paulo.

Delações
Polícia Federal aponta falhas nas delações da Odebrecht. Investigadores da PF destacam entre as falhas que dificultam o trabalho: excesso no número de delatores, mudança de versões por parte de alguns delatores e falta de acesso aos sistemas que embasaram as planilhas de repasses de dinheiro, caixa dois ou propina, a parlamentares; publica a Folha de S. Paulo.

Bolsa Família
Mais de 143 mil voltaram ao Bolsa Família neste ano. Segundo o Valor Econômico, mais de 143 mil famílias retornaram ao programa Bolsa Família neste ano. Com o aumento do desemprego, a fila de espera para ter o benefício, que chegou a ser zerada nos meses de janeiro e fevereiro, cresceu gradualmente e atingiu 525 mil famílias em julho.

Etanol
Governo reduz alta de imposto sobre o etanol. Com base na previsão de arrecadação divulgada anteriormente, os cofres do governo, com a nova tributação, devem deixar de receber R$ 501,62 milhões.

Depoimento
Moro decide que novo depoimento de Lula será presencial. O juiz afirmou que a gravação do depoimento de Lula será feita “da mesma forma que o anterior”, se referindo ao interrogatória da ação sobre o tríplex.

Constituinte na Venezuela
Após 8 milhões de venezuelanos irem às urnas no domingo (30) escolher os deputados que vão compor a Assembleia Constituinte para redigir uma nova Constituição, a oposição deve ir de novo às ruas protestar. A eleição convocada pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, foi boicotada pela oposição e condenada por dezenas de países - inclusive o Brasil.

Refugiados
Dobra o número de venezuelanos que pediram refúgio no Brasil. Em janeiro, 608 cidadãos do país vizinho fizeram a solicitação apenas em Roraima, que faz fronteira com a Venezuela. Já em julho, foram registrados 1.119 pedidos, afirma a Folha de S. Paulo.

Míssil
Coreia do Norte confirma 2º teste de míssil intercontinental. A Coreia do Norte disse se tratar de um “alerta grave” para os Estados Unidos.

Obamacare
John McCain salva Obamacare e desafia Donald Trump. O senador republicano segue sendo um incômodo para Donald Trump, após ter salvo o Obamacare votando com os democratas.

Mudanças na Casa Branca
Trump substitui chefe de gabinete por general Kelly após 6 meses. Trump anunciou a mudança em um tuíte um dia depois que seu novo diretor de comunicações acusou o antigo chefe de gabinete de divulgar informações à mídia.

Futebol
Campeonato Brasileiro
20h: Vasco x Atlético-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário