quinta-feira, 29 de junho de 2017

➤RAPIDINHAS


Denúncia contra Temer é lida no plenário da Câmara
A denúncia do Ministério Público Federal contra o presidente Michel Temer foi lida na tarde desta quinta-feira (29) no plenário da Câmara. O procedimento é necessário para que o processo tenha andamento na Casa. A leitura foi feita pela segunda secretária da mesa, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) na presença de 61 deputados no plenário.
Por se tratar do presidente da República, para que o Supremo Tribunal Federal (STF) siga com a análise da acusação, é preciso que a Câmara autorize a denúncia. Para Temer, não há provas concretas contra ele e a denúncia é uma "infâmia" e uma "ficção". A primeira etapa do processo, após a entrega da denúncia pelo STF à Câmara, é a leitura em plenário. Em seguida, está prevista a notificação do presidente Michel Temer ainda nesta quinta (29) pelo primeiro-secretário da Casa, deputado Giacobo (PR-PR).

Meirelles admite elevar impostos para cumprir meta fiscal
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quinta-feira (29) que a o governo elevará impostos, se verificar que a medida é necessária para o cumprimento da meta fiscal neste ano. Ele disse, porém, que essa decisão ainda não foi tomada. Para 2017, a meta fiscal é que as despesas do governo superem a arrecadação em até R$ 139 bilhões. Essa conta não inclui os gastos com o pagamento de juros da dívida pública. Apesar de já significar um novo rombo nas contas públicas, o governo enfrenta dificuldade para cumprir a meta devido à demora na retomada do crescimento da economia, que vem frustrando as expectativas de receita com impostos. "Se for para aumentar impostos, vamos aumentar. Agora, não foi tomada essa decisão. A Fazenda e o Planejamento estão trabalhando o tempo todo nisso. Em algum momento, se se configurar a necessidade de aumentar impostos, certamente o faremos", disse Meirelles a jornalistas.

Cardeal australiano George Pell é acusado de pedofilia
O cardeal australiano George Pell, encarregado de Finanças do Vaticano e terceiro na hierarquia no Vaticano, foi acusado de pedofilia pela polícia da Austrália nesta quinta-feira (29). O religioso nega as acusações e pediu licença ao Vaticano para preparar sua defesa. “O cardeal Pell enfrenta múltiplas acusações em relação a históricos crimes sexuais. Há várias reclamações relacionadas a essas acusações”, disse o vice-comissionário da polícia estadual de Victoria, Shane Patton, em uma coletiva de imprensa em Melbourne, sem dar detalhes sobre as acusações. Pell foi acusado por convocação para se apresentar na corte de Melbourne no dia 18 de julho, disse Patton. O cardeal reagiu negando "vigorosamente" todas as acusações de abuso sexual contra crianças e afirmou que viajará à Austrália para limpar seu nome. "Sou inocente, estas acusações são falsas. Desejo ter finalmente a oportunidade de comparecer à justiça ", declarou o número três do Vaticano, antes de anunciar que pretende retornar a seu país.

Parece piada: JBS lança plano ‘faça a coisa certa’ 
Para restabelecer a confiança do mercado e dos consumidores, a JBS aprovou o plano de trabalho do “Faça Sempre a Coisa Certa”. O programa foi proposto por Marcelo Proença, recém-nomeado para o cargo de diretor global de compliance da companhia. O escritório White & Case LLP, contratado para apoiar a implantação de melhores práticas de governança, vai assessorar a implantação do plano “Faça Sempre a Coisa Certa”. Em nota ao mercado, a JBS informa que tem a administração da companhia tem o compromisso de ter o melhor programa de compliance global da categoria. A empresa também anunciou a criação e instalação do comitê executivo pelo Conselho de Administração. “[…] São medidas que reforçam e elevam a governança corporativa, o processo de profissionalização do Conselho de Administração e de seus comitês de assessoramento.

Venezuela aponta para guerra civil

Tudo no mundo sempre pode piorar e a Venezuela é o exemplo mais atual disso. O lance mais recente do inferno surreal no qual o país afundou foi o desvio de um helicóptero da Polícia Científica para jogar granadas na sede do Tribunal Supremo de Justiça. Na Venezuela, o tribunal superior se tornou símbolo do quem existe de mais repulsivo no regime legado pelo chavismo: uma instituição totalmente aparelhada, inclusive com criminosos, usada na tentativa frustrada de fechamento do Congresso. O dramático voo do helicóptero desviado de uma base aérea foi filmado, mostrando tiros e quatro granadas jogadas no Supremo, além do Ministério do Interior. Simultaneamente, circulou um vídeo em que Oscar Pérez, agente da Polícia Científica que parece uma versão venezuelana de James Bond, conclama os venezuelanos a exercer o direito legítimo de rebelião contra a tirania. Este recurso extremo consta da cláusula número 350 da constituição. O número aparece em cartazes nas marchas de protestos e na bandeira mostrada por Pérez no helicóptero, dizendo: “350. Liberdade”. O policial de olhos verdes é uma espécie de celebridade na Venezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário