sexta-feira, 19 de maio de 2017

➤Resumo

Notícias do começo da manhã

Brasília continua em alerta para a turbulência política que balançou o Planalto e que parece estar longe de terminar. A expectativa de hoje é para a divulgação de mais trechos das delações dos donos do grupo JBS que já atingiram, por enquanto, o presidente Temer, o senador Aécio Neves e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. O sigilo dos documentos, incluindo vídeos e fotos, já foi retirado pelo ministro Fachin.

Gravação
Ontem à noite, veio a público a primeira gravação feita pelo empresário Joesley Batista. O dono da JBS diz a Temer que está 'segurando' dois juízes e explica como tenta driblar as investigações da Operação Lava Jato.

Blog do Camarotti
Temer disse ao blog do Camarotti que os 'áudios comprovam' que ele não comprou o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, que está preso. Também ao colunista, afirmou que sairá da crise 'o mais rápido que se pensa'. A fala foi depois do pronunciamento em que afirmou e repetiu: "Não renunciarei".

Nas ruas
Manifestantes protestaram em vários estados após o discurso em que Temer afirmou que não vai renunciar ao cargo.

Falta clareza
Ex-ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acreditam que, caso Temer deixe a Presidência, o Congresso terá que estipular as regras de uma eventual eleição indireta.

A escalada da JBS
Maior grupo privado do país, controlado por Joesley e Wesley Batista, nasceu como açougue no interior de Goiás. Fusão da JBS com Bertin marca início da aproximação entre Joesley e o doleiro Lúcio Funaro.

Operação suspeita
JBS teria comprado grande volume de dólares antes de vazamento de denúncia.

José Casado
Temer, político que atravessou mais da metade dos 71 anos escapando de armadilhas, acabou emboscado por um empresário de 45 anos que costuma ganhar suas jogadas.

Sobe e desce do mercado
A consequência imediata do noticiário político foi um espetacular tombo na bolsa no Brasil e uma enorme desvalorização do real frente ao dólar. E como o mercado continuará reagindo hoje?

Educação
Termina hoje, às 23h59, o prazo de inscrição na edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo não será prorrogado. A taxa subiu para R$ 82 e o boleto precisa ser pago até 24 de maio. No ano passado, foram 9,2 milhões de inscritos.

Eleições iranianas
O Irã vai às urnas em eleição presidencial decisiva para retomada de laços com o Ocidente. A disputa se divide entre o atual presidente, o moderado Hassan Rouhani, e o conservador Ebrahim Raisi. Assim como aconteceu recentemente nos EUA e em alguns países da Europa, a eleição está polarizada.

Trump no contra-ataque
Presidente dos EUA bombardeia a indicação de um promotor especial para investigar as ligações de sua campanha com a Rússia.

Saúde
Um novo estudo da Universidade Estadual do Colorado (CSU, sigla em inglês) descobriu que o Aedes aegypti consegue transmitir múltiplos vírus em uma única picada, como os da dengue, zika e chikungunya.

Previsão do tempo

Chove em quase todo país. Atenção para temporais em SP, RJ e MS. Tempo firma apenas no norte de MG, parte do ES e no interior do Nordeste.
Estadão/G1/FSP/Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário