segunda-feira, 27 de março de 2017

➤RAPIDINHAS


'Duvido que tenha um político no Brasil eleito sem caixa 2', diz Marcelo Odebrecht
O empresário Marcelo Odebrecht, ex-presidente e herdeiro do grupo que leva seu sobrenome, disse em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no início de março, que o financiamento ilegal de campanhas é tão comum no País que inclui todos os candidatos eleitos. “Duvido que tenha um político no Brasil que tenha se eleito sem caixa 2. E, se ele diz que se elegeu sem, é mentira, porque recebeu do partido. Então, impossível”, afirmou.
As declarações constam do depoimento prestado na ação que apura abuso de poder político e econômico pela chapa Dilma Rousseff-Michel Temer nas eleições de 2014. Naquele ano, além da então presidente, 1.626 pessoas conseguiram votos para ocupar os cargos em disputa.
O empreiteiro afirmou que, ao acertar propinas com parlamentares ou ocupantes de cargos executivos, o valor podia ser pago nas eleições tanto como doação oficial, o “caixa 1”, quanto por fora. Mas ponderou também que parte dos valores do chamado caixa 2 não foi destinada a campanhas com uma “contrapartida específica”.

Ministério eleva para 6 o número de frigoríficos interditados após Carne Fraca
O Ministério da Agricultura atualizou no início da tarde desta segunda-feira (27) a relação dos frigoríficos interditados após a Operação Carne Fraca. O número de unidades interditadas subiu de 4 para 6, envolvendo cinco empresas.
De acordo com o ministério, estão interditadas: uma unidade da empresa Souza Ramos, em Colombo, no Paraná; duas unidades da Peccin, em Curitiba (PR) e Jaraguá do Sul (SC); uma unidade da BRF, em Mineiros (GO); uma unidade da SSPMA, em Sapopema (PR); uma unidade da Farinha de Castro, em Castro (PR).
A decisão de interditar os frigoríficos, informou o governo, foi tomada após fiscais auditarem essas unidades. O ministério não chegou a especificar os motivos, somente informou que foram encontrados indícios de falhas.
No último dia 17, quando a Carne Fraca foi deflagrada pela Polícia Federal, três frigoríficos já haviam sido interditados: um da BRF, em Mineiros (GO), e dois da Peccin Agro Industrial, sendo um em Curitiba (PR) e outro em Jaraguá do Sul (SC).
Nesta segunda, pela manhã, o ministério anunciou que a unidade da Souza Ramos também estava interditada. E, no início da tarde, acrescentou à relação os frigoríficos da SSPMA, em Sapopema (PR), e da Farinha de Castro, em Castro (PR).

United Airlines é alvo de críticas ao impedir embarque de adolescentes com calças legging nos EUA
Duas adolescentes vestidas com calças legging foram impedidas de embarcar em um voo da empresa aérea norte-americana United Airlines no domingo (26) por não se adequarem às normas de vestimenta para viajantes com passes especiais, disse um porta-voz da companhia, em meio a um furor nas redes sociais.
As duas passageiras, que viajavam de Denver para Minneapolis com um acompanhante, não teriam sido rejeitadas por estarem de legging se tivessem pago pelas passagens, afirmou Jonathan Guerin em reação à polêmica.
"(As duas jovens) foram instruídas de que não poderiam embarcar até corrigir seu vestuário. Elas aceitaram isso e entenderam completamente", disse Guerin, acrescentando que as duas e o acompanhante perderam o voo.
Embora os três passageiros não tenham se queixado do tratamento, outra passageira que ouviu a conversa, Shannon Watts, deu início a uma polêmica nas redes sociais com uma série de tuítes descrevendo uma política que insinuou ser injustamente direcionada a mulheres e meninas.

Anvisa proíbe venda de energético e determina seu recolhimento
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de fabricação, distribuição e comercialização de todos os lotes da bebida Dopamina. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira. A agência justificou o pedido como  “medida de interesse sanitário”, sem especificar qual a razão.
Dentre as normas listadas na publicação de hoje, a Anvisa cita regulações sobre a restrição do nome de um produto indicar uma propriedade que ele não tem, e sobre níveis seguros do consumo de substâncias presentes em energéticos. Dopamina é um neurotransmissor produzido pelo corpo e associado à sensação de bem-estar. A bebida energética de mesmo nome, contudo, indica em seu site que é feita das substâncias taurina, cafeína e tirosina.

Gol indenizará índios em R$ 4 milhões por queda de avião em 2006
A empresa Gol Linhas Aéreas vai pagar cerca de R$ 4 milhões aos índios da etnia mẽbêngôkre kayapó, da Terra Indígena Capoto Jarina, uma reserva com cerca de 1.400 habitantes – segundo levantamento de 2010 -, por danos ambientais, materiais e imateriais decorrentes da queda de um avião da companhia, no nordeste do Mato Grosso, em setembro de 2006.
O acidente matou todos os 154 ocupantes do Boeing 737. O avião da Gol, que havia decolado do aeroporto internacional de Manaus com destino ao Galeão, no Rio de Janeiro, se chocou um Embraer Legacy. O Boeing caiu em uma área de mata fechada na floresta. O Legacy, apesar do choque, pousou em segurança em uma base aérea no Pará – os pilotos, americanos, foram considerados culpados pelo acidente e condenados.
A indenização foi resultado de um acordo entre indígenas e companhia aérea mediado pelo Ministério Público Federal – a questão vinha sendo negociada desde 2013. A negociação contou com o apoio de antropólogos e outros especialistas em assuntos indígenas. Segundo o MPF, “a companhia aérea entendeu que a mensuração do dano não poderia ser feita por instituição ou agente externos à comunidade indígena, razão pela qual acolheu a proposta feita pela comunidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário