domingo, 18 de dezembro de 2016

➤BOA NOITE!


Geraldo Vandré, (João Pessoa, 12 de setembro de 1935)
advogado, cantor, compositor, poeta e violonista brasileiro, é conhecido por ser um dos nomes mais célebres da música popular brasileira

Em 1968, participou do III Festival Internacional da Canção da TV Globo com Pra não Dizer que não Falei das Flores, também conhecida como "Caminhando". A composição se tornou um hino de resistência do movimento estudantil que fazia oposição à ditadura durante o governo militar, e foi censurada. O refrão "Vem, vamos embora / Que esperar não é saber / Quem sabe faz a hora, / Não espera acontecer" foi interpretado como uma chamada à luta armada contra os ditadores.

No festival, a música ficou em segundo lugar, perdendo para Sabiá, de Chico Buarque e Tom Jobim. A música Sabiá foi vaiada pelo público presente no festival, que bradava exigindo que o prêmio viesse a ser da música de Geraldo Vandré.

Ele, na verdade, foi sempre um compositor contestado por alguns mas adorado por muitos. Fez de suas músicas, caminho para andar com seus protestos contra o que se levantava. Para relembrar sua maior e incontestável obra, selecionei a consagrada Prá não dizer que não falei das flores, na voz de Geraldo Vandré.


Nenhum comentário:

Postar um comentário