segunda-feira, 31 de outubro de 2016

RAPIDINHAS


Por escolas ocupadas, Enem deve ser reaplicado em 6 e 7 de dezembro
Cerca de 95 mil alunos que prestariam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo fim de semana devem ter mais um mês para se preparar. O MEC estuda aplicar o exame em 6 e 7 de dezembro (terça e quarta) para os candidatos cujos locais de prova são escolas atualmente ocupadas pelo movimento secundarista.  Esta data já havia sido definida para candidatos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa. Eles fazem uma prova diferente, mas - segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - com o mesmo rigor e o mesmo balanço de dificuldades aplicados aos alunos em liberdade. Neste ano, essa prova deve ser aplicada também aos alunos que prestariam o Enem nas escolas ocupadas, pois faltaria tempo hábil para a elaboração de uma terceira versão do exame, tornando essa alternativa a mais viável.

PSDB passa PT e vai governar 34,4 milhões de eleitores
O PSDB vai governar 34,4 milhões de eleitores a partir de 2017, segundo levantamento com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A soma equivale a 24% do total do eleitorado, de 144 milhões. Em seguida aparecem o PMDB, com 20,6 milhões, o PSB, com 11,8 milhões, e o PSD, com 9,72 milhões de eleitores. Juntos, os quatro partidos governarão 53% do eleitorado brasileiro. Em comparação com a eleição de 2012, houve avanço do PSDB que, naquela eleição, aparecia em terceiro lugar em número de eleitores, atrás do PT e PMDB. O PT passou de 27 milhões para 4,36 milhões de eleitores. O PMDB continua na segunda posição, com um total de 20,6 milhões.

Cidades atingidas por ciclone no RS devem fazer decreto de emergência coletivo
O prefeito de Santa Vitória do Palmar, na Região Sul do Rio Grande do Sul, vai pedir apoio de outras prefeituras que foram atingidas pela ressaca do mar na última semana para tentar, juntos, um decreto de situação de emergência. Eles buscam agilizar a liberação de recursos dos governos federal e estadual para recuperar os prejuízos provocados pelo ciclone extratropical.
Na beira da praia do Hermenegildo, em Santa Vitória do Palmar, o cenário é de destruição. No local, 53 casas foram totalmente destruídas e 20 casas correm o risco de desabar, conforme a Defesa Civil. Os prefeitos da região devem se reunir na tarde desta segunda-feira (31) para avaliar os estragos. "Uma reunião com os prefeitos de Rio Grande, São José do Norte, todos esses balneários que foram atingidos e tentar um decreto nível estadual e federal para conseguir algum tipo de apoio", explica o coordenador da Defesa Civil de Santa Vitória do Palmar, Marino Nicolettis.

Lava Jato vai ‘até onde fatos levarem’, diz ministro da Justiça
O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse nesta segunda-feira, que a operação Lava Jato “vai até onde os fatos levarem”. Segundo ele, essa é uma questão do Poder Judiciário, que tem todo o apoio do Ministério da Justiça e da Polícia Federal. “Até aonde o Ministério Público entender necessário o aprofundamento das investigações, teremos operações”, completou. Questionado sobre a situação envolvendo o presidente do Senado, Renan Calheiros, na reunião conjunta sobre segurança pública que ocorreu nesta sexta-feira, Moraes disse apenas que o saldo do encontro foi muito importante, porque mostrou união dos Três Poderes pela segurança pública. Renan havia chamado Moraes de “chefete de polícia” ao criticar a operação da Polícia Federal que prendeu temporariamente quatro policiais legislativos no último dia 21 de outubro.

Eleição para prefeito segue indefinida em 146 cidades, mesmo após segundo turno

Concluído o processo eleitoral, 146 dos 5.568 municípios brasileiros ainda não sabem quem assumirá o cargo de prefeito no ano que vem. São as cidades em que os candidatos  mais votados para a prefeitura municipal continuam com registro de candidatura pendente de decisão final na Justiça Eleitoral. É o caso, por exemplo, do prefeito reeleito de Niterói (RJ), Rodrigo Neves (PV), que obteve mais de 58,59% do votos válidos (130.473) no domingo (30), no segundo turno, mas possui um recurso contra o registro de sua candidatura à prefeitura municipal pendente de julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Estado com o maior número de municípios cujo candidato vencedor corre o risco de ser cassado, antes mesmo de assumir, é São Paulo, com 26 cidades nessa situação. O TSE tem até o dia 19 de dezembro, data da diplomação dos candidatos eleitos, para proferir uma decisão sobre todos esses casos. Segundo a assessoria do tribunal, tal prazo será cumprido, de modo a não provocar insegurança jurídica a respeito de quem de fato assumirá as prefeituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário