segunda-feira, 5 de setembro de 2016

RAPIDINHAS


Lula se recusa a falar sobre ‘tralhas’ a Moro
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou à Operação Lava Jato, por meio de sua defesa, que não reconhece a competência do juiz federal Sérgio Moro na investigação sobre as 23 caixas com presentes recebidos pelo petista no período que ocupou a Presidência da República e que foram apreendidas pela Polícia Federal na Operação Aletheia, em março deste ano. Lula afirma que somente prestará esclarecimentos à Justiça Federal de Brasília. “Necessário salientar que o peticionário não reconhece a competência do Juízo da 13ª Vara Criminal de Curitiba para a condução do presente feito”, afirmam os advogados Roberto Teixeira, Cristiano Zanin Martins, José Roberto Batochio e Juarez Cirino dos Santos. “Há que se pontuar que o presente procedimento versa sobre fatos que ocorreram em Brasília (isto é, suposto recebimento de bens quando no exercício do cargo de Presidente da República) e a busca e apreensão se deu em agência do Banco do Brasil em São Paulo.


Movimentos sem-terra invadem ministério e pedem renúncia de Temer
Movimentos sem-terra invadiram a sede do Ministério do Planejamento, em Brasília, e iniciaram uma ocupação para pressionar pela queda do governo efetivado no Planalto desde a semana passada. Ao menos treze organizações formadas por sem-terra participaram da invasão, iniciada ainda no final da madrugada desta segunda-feira (5), por volta das 4h50. Seus integrantes afirmam que a ocupação só será encerrada na próxima quarta-feira, feriado nacional, dia da Independência do Brasil.  Os grupos tem como objetivo, além do pedido de renúncia de Temer e da realização de novas eleições diretas para presidente, chamar a atenção para as pautas que abrangem a Jornada de Lutas Unitárias.  Os principais pontos são "a defesa da soberania nacional, visando especialmente a proteção ao pré-sal; a não aprovação da lei que flexibilizaria a venda de terras brasileiras a estrangeiros; a manutenção da Previdência Social sem reformas; e o direito a uma alimentação mais saudável e menos industrializada para os brasileiros".


Cura do câncer infantil pode chegar a 70% com diagnóstico precoce
Embora o câncer infantil seja a terceira maior causa de morte de pessoas com idade entre 1 e 19 anos (perdendo apenas para acidentes e violência), o índice de cura da doença pode chegar a 70% quando ela é diagnosticada precocemente. A conclusão é da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, que promove neste mês a campanha Setembro Dourado. Atualmente, os índices de cura giram em torno de 50%, 30% abaixo dos alcançados em países como Estados Unidos, por exemplo. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), 12 mil novos casos de câncer infantil são registrados no Brasil a cada ano. Na maior parte dos casos os pacientes tem idade entre 4 e 5 anos quando descobrem a doença. Entre os tipos mais comuns da doença estão leucemia, tumores no sistema nervoso central e linfomas.


Técnicos da Câmara avaliam se caso Dilma influencia processo de Cunha
A pedido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), técnicos da área jurídica da Casa preparam um estudo a respeito dos efeitos da decisão do Senado sobre o impeachment de Dilma Rousseff na votação do processo de cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Assessores ouvidos pelo G1 confirmaram nesta segunda-feira (5) que, desde sábado (3), se debruçam sobre o assunto. No julgamento da ex-presidente, a votação do impeachment foi fatiada em duas. Os senadores decidiram pela perda do mandato presidencial, mas, na segunda votação, mantiveram o direito de ela exercer cargos públicos. Para técnicos da Câmara, a avaliação inicial é que o processo de Dilma não tem reflexo na votação da Câmara.


Léo Pinheiro é ‘criminoso habitual’, diz MP

Nem mesmo o avanço da Operação Lava Jato e o afastamento da presidência da construtora OAS foram capazes de impedir que o empreiteiro Léo Pinheiro continuasse a cometer crimes e pagar propina para manter seus interesses longe do crivo da lei. As conclusões são do Ministério Público Federal, que pediu ao juiz Sergio Moro nova prisão preventiva do empresário. Pinheiro foi levado para prestar depoimento nesta segunda-feira e depois será levado a Curitiba. Ele é um dos alvos da Operação Greenfield, deflagrada hoje. “As evidências revelam que Léo Pinheiro, já condenado por esse juízo [Sergio Moro] é um criminoso habitual e, concretamente, seus delitos não ficaram circunscritos. (…) Apurou-se, com boa prova de materialidade, que Léo Pinheiro reiteradamente pratica graves crimes de corrupção e lavagem de ativos em largo espectro”, disse o MP ao sustentar, junto a Moro, uma nova prisão do empresário. “O grau de participação, controle e ingerência de Léo Pinheiro nesses delitos é muito maior do que se imaginava à época”, completam os procuradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário