quinta-feira, 29 de setembro de 2016

RAPIDINHAS

 

'Inflação do aluguel' acelera em setembro e registra alta de 10,66% em 12 meses
O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) encerrou setembro com alta de 0,20%, após subir 0,15% no mês anterior, com o avanço no atacado se sobrepondo à desaceleração dos preços ao consumidor. A variação acumulada do IGP-M no ano até agosto foi de 6,46% e em 12 meses, de 10,66%. O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.  O resultado do IGP-M deste mês ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, entre 0,05% e 0,32%, e abaixo da mediana de 0,23%.

Em resposta a Lewandowski, Gilmar diz que 'tropeço' foi fatiar votação do impeachment
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse nesta quinta-feira, 29, que o único tropeço no processo de impeachment de Dilma Rousseff foi a realização de uma votação fatiada. O comentário de Gilmar foi uma resposta ao comentário do ministro Ricardo Lewandowski, que lamentou o impeachment de Dilma Rousseff, classificando o episódio como “um tropeço na democracia”. “Acho que o único tropeço que houve foi aquele do fatiamento, o DVS (destaque para votação em separado) da própria Constituição, no qual teve contribuição decisiva o presidente do Supremo”, disse Gilmar, ao analisar a conduta do então presidente do STF, Ricardo Lewandowski, na condução do processo de impeachment.

Bancários rejeitam proposta e greve completa 24 dias
Com a rejeição da proposta dos bancos na noite de quarta-feira, 29, a greve dos bancários entrou no 24º dia nesta quinta, e caminha para se tornar a segunda maior greve da categoria dos últimos anos, atrás apenas de 2004, quando a paralisação chegou a 30 dias. Os bancos apresentaram ao Comando Nacional da categoria uma proposta válida por dois anos: manutenção do reajuste de 7% para 2016, com abono de R$ 3.500, um aumento de R$ 200 em relação à proposta anterior, e aumento de 0,5% acima da inflação para 2017.  A proposta foi rejeitada pois, segundo o sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, a proposta para 2016 não representa ganho real para a categoria e não traz avanços nos pedidos de manutenção dos empregos, reivindicações de saúde e condições de trabalho.

Servidores municipais e estaduais bancam eleição em João Pessoa
A eleição em João Pessoa (PB) marca um embate entre as administrações municipal, representada pelo prefeito Luciano Cartaxo (PSD), que busca a reeleição, e a estadual, personificada na ex-secretária estadual Cida Ramos (PSB), debutante nas urnas cujo maior fiador político é o governador Ricardo Coutinho (PSB). Os apoios a Cartaxo e Cida pelas máquinas públicas, entretanto, não se limitam ao campo político. Ainda que a resolução 23.432 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíba doações eleitorais por autoridades públicas “que exerçam cargos de chefia ou direção na administração pública direta ou indireta”, o candidato do PSD recebeu 284.810 reais em doações de 46 servidores da prefeitura pessoense, entre os quais 11 secretários, e a candidata do PSB foi agraciada com 56.664 reais de vinte funcionários de alto coturno do governo Coutinho.

Venezuela: 67,8% querem saída de Maduro

Pelo menos 67,8% dos venezuelanos votariam contra o presidente Nicolás Maduro em um eventual referendo revogatório — de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Venebarómetro. Maduro perderia a consulta com folga, indica a enquete divulgada nesta quarta-feira, para a qual 1.200 pessoas foram entrevistadas entre 26 de agosto e 4 de setembro. Contra os 67,8% que apoiariam o referendo de seu mandato, apenas 23,5% seriam a favor de sua permanência no poder. Outros 8,8% dos entrevistados não quiseram responder. Em fevereiro de 2015, 59,5% disseram que votariam contra Maduro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário