segunda-feira, 26 de setembro de 2016

OPINIÃO

Acendeu a luz vermelha no PT

E o vermelho não é da estrela que, por sinal, desapareceu do material de propaganda dos candidatos do partido. Não se vê Brasil afora, uma única estrela vermelha nos cartazes e adesivos dos candidatos petistas que buscam prefeituras ou câmaras de vereadores.

A luz vermelha é de sinal de alerta, principalmente depois que dois ex-ministros da Fazenda dos governos petistas foram presos, acusados de lavagem de dinheiro e recebimento de propinas. As prisões de Guido Mantega e Antônio Palocci indicam claramente que a Lava Jato está se aproximando do coração petista.

Guido Mantega foi o ministro que mais tempo ficou, tanto no governo Lula quanto nos de Dilma Rousseff. Palocci foi o idealizador da Carta ao Povo Brasileiro, no início de 2003 e participou dos bastidores das duas campanhas de Lula.

Tanto nas campanhas de Lula como nas de Dilma, Palocci era o interlocutor entre as empresas na busca por doações. No primeiro governo de Dilma Rousseff, foi colocado como homem de confiança de Lula na Casa Civil. Saiu quando passou a assessorar empresas que contribuíram com a campanha do PT.

Com as eleições se aproximando, o PT insiste em acusar a Lava jato de desenvolver operações visando fragilizar ainda mais o partido. Em nenhuma Capital, o PT tem candidato forte e o maior exemplo é São Paulo, onde Haddad não deve chegar nem ao segundo turno.

Imaginando que Sérgio Moro e a Polícia federal dariam uma trégua ao partido depois do impeachment de Dilma, os petistas foram surpreendidos pelas prisões de dois de seus ex-ministros da Fazenda e homens de extrema confiança, tanto de Lula quanto de Dilma.

Para piorar, surgem informações que circulam entre os dirigentes do Partido dos Trabalhadores, que uma nova onda de delações, principalmente da Odebrechet, dará munição aos investigadores para que entrem mais fundo nos governos petistas.

As prisões de Mantega e Palocci, juntadas aos documentos que informam que a Odebrecht adquiriu um terreno para a construção da sede do Instituto Lula, acendem definitivamente um sinal de alerta entre os petistas.

Os próximos dias podem ser de surpresas ainda maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário