sábado, 24 de setembro de 2016

BOM DIA!

Faltam 8 dias!

No próximo final de semana, mais precisamente no domingo, dia 2, teremos as eleições para prefeito, vice e vereadores de todos os municípios brasileiros. Quem acredita na força do voto, quem pensa em mudar, quem quer um Brasil começando a caminhar por um novo projeto em direção a um futuro melhor, certamente colocará o título eleitoral no bolso e digitará o número de seus candidatos na urna eletrônica.

Aqui em Porto Alegre, nove candidatos disputam o cargo de Prefeito e centenas de outros querem ser vereador. Muitos eleitores já decidiram em quem votar, mas muitos também ainda não escolheram seus candidatos. Então, a semana que vai começar segunda-feira, é decisiva para que todos decidam o que desejam para nossa Capital.

Ontem (23) a RBS divulgou a terceira pesquisa feita pelo Ibope mostrando a preferência dos eleitores de Porto Alegre por quem deseja ver na Prefeitura. Faltando 8 dias para a eleição, cabe uma pequena análise sobre as possibilidades de quem pode ou não vencer no primeiro turno, ou se haverá uma segunda oportunidade para dois dos candidatos.

Na primeira pesquisa do Ibope, divulgada em 23 de agosto, o quadro para a prefeitura era o seguinte:

Luciana Genro (PSOL), 23% - Raul Pont (PT), 18% - Marchezan Jr (PSB), 12% e Sebastião Melo (PMDB), 10%.

O quadro se inverteu na segunda pesquisa, divulgada em 9 de setembro, e mostrou os seguintes números:

Sebastião Melo (PMDB), 22% - Raul Pont (PT), 19% - Luciana Genro (PSOL), 17% e Marchezan Jr (PSDB), 17%.

Ontem (23), quando faltavam nove dias para o pleito, o Ibope divulgou nova pesquisa em que o quadro novamente mudou, desta vez mostrando que somente o candidato do PMDB, o atual vice-prefeito Sebastião Melo, teve seus índices aumentados. Vejam os números:

Sebastião Melo (PMDB), 29% - Raul Pont, (PT) 17% - Marchezan Jr (PSDB), 17% - Luciana Genro (PSOL), 12%.

Os demais candidatos, até o presente momento não apresentam índices que indiquem a possibilidade de alcançar aos que estão na liderança da preferência dos eleitores.

Como se pode ver pelos números das pesquisas, somente o candidato Sebastião Melo obteve uma evolução significativa entre as três pesquisas, ou seja, passou de 10% na primeira amostra, para 29% na última. Marchezan Jr passou de 12% para 17%, índice mantido nas duas últimas verificações. Raul Pont e Luciana Genro viram seus índices diminuírem.

Em todas as simulações feitas pelo Ibope na eventualidade de um segundo turno, o candidato Sebastião Melo, do PMDB, venceria seus oponentes.

Já no quesito rejeição, onde o pesquisado afirma que não votaria em tal candidato de jeito algum, Raul Pont (PT) tem 35%, Luciana Genro (PSOL) 30%, Sebastião Melo (PMDB) tem 13% e Marchezan Jr (PSDB) aparece com 12% de rejeição.

Numa campanha completamente diferente das demais, sem contribuição de empresas, sem material espalhado pelas esquinas, rótulas e sem muros pintados, vamos caminhando para a última semana de busca de votos. Tudo indica que é possível haver um segundo turno, mas não se pode excluir a possibilidade de Sebastião Melo, pelo crescimento que vem obtendo nas pesquisas até aqui, vença já no primeiro turno.

Como se diz lá em São Gabriel, de barriga de gravida, cabeça de juiz e urna eleitoral, é difícil dizer o que vai sair.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário