terça-feira, 30 de agosto de 2016

RAPIDINHAS



Temer e ministros tentam votar impeachment nesta terça
Atentos ao desenrolar do dia desta terça-feira, 30 e apesar de dizerem que o governo não está interferindo na votação do impeachment, o presidente em exercício Michel Temer e os ministros do Planalto darão prosseguimento ao trabalho de monitoramento dos votos dos senadores. O governo está preocupado com a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, em deixar a votação final para a manhã da quarta-feira, 31. A avaliação é que a nova data poderá atrapalhar e atrasar ainda mais os planos do governo e de Temer, que tinha previsto, já em um cenário de primeiro adiamento, viajar na tarde de quarta-feira, no máximo até às 16 horas, para poder chegar a tempo de participar das agendas na China. Mas se apenas a votação ficar para quarta-feira, como quer Lewandowski, interlocutores do presidente acreditam que "ainda dá tempo".


Vice de Janot participou de protesto contra impeachment de Dilma
Um vídeo que circula na internet mostra que a vice de Rodrigo Janot na Procuradoria-Geral da República, Ela Wiecko, participou de um protesto contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. A manifestação ocorreu em junho deste ano, em Portugal. Na gravação, Ela Wiecko aparece de óculos escuros segurando uma faixa onde se lê “Fora Temer”, o famoso bordão contra o presidente em exercício Michel Temer. A vice-procuradora-geral confirmou que participou da manifestação, mas disse que não iria comentar o assunto. “Foi em junho, quando eu estava de férias”, limitou-se a dizer.


Desemprego fica em 11,6% no trimestre encerrado em julho
O desemprego ficou em 11,6% no trimestre encerrado em julho, segundo dados divulgados nesta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Considerando todos os trimestres, a taxa é a maior da série histórica, que teve início em 2012. No trimestre encerrado no mesmo período de 2015, o índice havia atingido 8,6% e no trimestre anterior, de fevereiro a abril deste ano, a taxa ficou em 11,2%. De maio a julho, a pesquisa estima que havia 11,8 milhões de pessoas desocupadas - o maior número desde o início da série. Na comparação com o mesmo trimestre de 2015, o aumento foi de 37,4%. Já em relação ao trimestre de fevereiro a abril de 2016, o contingente cresceu 3,8%.


Tribunal Eleitoral do Paraná quer informações da Lava Jato sobre Gleisi Hoffmann
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná quer acesso a informações apuradas pela Lava Jato sobre a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). A principal delas refere-se à declaração prestada pelo doleiro Alberto Youssef de que repassou R$ 1 milhão para a campanha da petista ao Senado em 2010. O ministro do STF, Teori Zavascki, dirá se concorda com o pedido do Tribunal Eleitoral.


Em carta à Cristina Kirchner, Lula fala em conspiração contra Dilma e contra PT
Em carta enviada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, o petista classifica o processo de impeachment de Dilma Rousseff como "inconstitucional" e fala que a situação é uma "conspiração" para partidos derrotados assumirem o poder. Ele ainda acusa o PSDB de pedir o cancelamento do registro do PT na Justiça para impedi-lo de ser candidato a presidente em 2018. A carta, escrita em espanhol e assinada por Lula com data de 26 de agosto, tem seis páginas e foi publicada por Cristina nessa segunda, 29, em seu site. No documento, Lula afirma que o processo de impeachment é inconstitucional e completamente arbitrário contra Dilma. Para o petista, a situação é fruto de uma conspiração de partidos derrotados nas últimas eleições com grandes grupos midiáticos e se configura contra as regras democráticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário