quinta-feira, 7 de julho de 2016

Sucessão de Cunha

Eleição será na próxima quinta

O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), convocou para a próxima quinta-feira a eleição em que os deputados escolherão o sucessor de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no comando da Casa. O anúncio foi feito pela petista Érica Kokay (DF) em plenário na tarde desta quinta. Maranhão convocou o pleito em virtude da vacância do cargo e as candidaturas devem ser apresentadas à Secretaria da Mesa Diretora da Câmara até o meio dia da quinta-feira da eleição.

Mas os líderes partidários têm pressa para definir o novo presidente da Casa e, em reunião agendada para hoje, podem optar por antecipar as eleições. A principal aposta está em trecho do Regimento Interno que determina que, se o presidente não convocar uma sessão de ofício, há a possibilidade de os líderes partidários ou do próprio plenário, durante votação, fazê-lo. A intenção é recorrer a essa brecha para realizar já no início da próxima semana a eleição do sucessor de Eduardo Cunha.

O peemedebista leu no começo da tarde desta quinta a carta em que anunciou sua renúncia ao cargo. Nos bastidores, aponta-se para um acordo entre Cunha, o Planalto e parlamentares do chamado "centrão" para eleger o líder do PSD, Rogério Rosso (PSD-DF), ex-presidente da comissão do impeachment e aliado de Cunha.
Fonte: VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário