domingo, 17 de julho de 2016

NOTICIAS DO DOMINGO

Mais de 35 mil venezuelanos cruzaram a fronteira da Colômbia por comida
O governo da Colômbia estima que mais de 35 mil venezuelanos cruzaram a fronteira no sábado (16) para comprar mantimentos e remédios após a abertura por cerca de 12 horas de uma passagem na fronteira entre os dois países. A chegada dessas pessoas pela passagem que liga a cidade de Cúcuta, na Colômbia, com San Antonio do Táchira, na Venezuela, ocorreu de "maneira ordenada e sob condições de ordem e segurança", indicou o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia em nota. A Chancelaria colombiana indicou a passagem foi aberta por volta das 7h30 locais (9h30 em Brasília). A entrada dos venezuelanos foi permitida até 15h30 locais (17h30 em Brasília) e o retorno autorizado até 20h locais (22h em Brasília). Inicialmente, a previsão é que a fronteira fosse aberta no domingo. No entanto, centenas de venezuelanos se reuniram no início do dia perto da passagem, e as autoridades decidiram permitir que elas cruzassem a divisa entre os dois países.

Brasileiros estão mais otimistas com a economia do país, diz Datafolha
Expectativa sobre o futuro da economia atingiu maior nível desde 2014. Indicadores de emprego, poder de compra e inflação continuam negativos.Nova pesquisa 
Datafolha mostrou que os brasileiros estão mais otimistas sobre a economia do país. Segundo o levantamento, a expectativa sobre o futuro da economia e de sua situação pessoal atingiu o maior nível desde 2014. A pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15 de julho. O Índice Datafolha de Confiança (IDC), que calcula a expectativa econômica do entrevistado e a perspectiva sobre o país, chegou a 98 pontos em julho de 2016 - no final de 2014, era de 121 pontos. Pela metodologia do Datafolha, índices acima de 100 são considerados positivos, e abaixo disso, negativos.

Equipe de Dilma está preocupada com “isolamento” caso ela vá à Olimpíada
O presidente em exercício Michel Temer dará recepção para todos os Chefes de Estado e delegações estrangeiras que vierem para a abertura da Olimpíada, no Rio de Janeiro. Segundo a disposição traçada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), os camarotes de Temer e de Dilma Rousseff serão separados. A presidente afastada ainda não decidiu se irá aos Jogos. Sua equipe está preocupada com a possibilidade de ela ficar isolada em um camarote.

Supremo manda Estado do Rio pagar servidores até 3º dia útil
O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu liminar obrigando o governo do Estado do Rio a pagar o salário de servidores ativos e inativos até o terceiro dia útil do mês. Segundo nota divulgada pelo STF, a liminar, concedida pelo presidente da corte, ministro Ricardo Lewandowski, mantém decisão da Justiça do Rio que determina ao Estado o cumprimento do calendário regular de pagamentos. O governo fluminense vem atrasando salários desde a virada do ano. A data de pagamento chegou a ser alterada para o décimo dia útil do mês. O salário de maio foi parcelado e só foi pago integralmente após chegar o repasse de R$ 2,9 bilhões da União para gastos emergenciais associados aos Jogos Olímpicos. 

Ministro turco afirma que 6 mil foram presos após tentativa de golpe militar

O ministro da Justiça da Turquia diz que cerca de 6.000 pessoas foram detidas em uma ofensiva do governo contra pessoas acusadas pela tentativa de golpe e opositores do governo. O ministro da Justiça Bekir Bozdag disse em uma entrevista na televisão que "a (operação de) limpeza continua. Cerca de 6.000 detenções foram feitas. O número pode até ultrapassar 6.000". Bozdag disse também que está confiante de que o clérigo islâmico Fethullah Gulen seja enviado dos Estados Unidos de volta para a Turquia. O presidente turco responsabilizou Gulen e seus seguidores pelo fracassado golpe militar na sexta-feira noite, mas Gulen negou qualquer envolvimento ou conhecimento sobre a tentativa de golpe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário