quinta-feira, 28 de julho de 2016

ELEIÇÕES 2016





PT e PC do B aliados

Como era de se esperar, mesmo depois de pensar em uma aliança com o PDT, o PC do B acabou acertando uma coligação com o Partido dos Trabalhadores. Companheiros históricos, os dois partidos marcharão juntos, mais uma vez, nas eleições municipais de outubro, pelo menos em Porto Alegre.

Durante ato realizado no Mercado Municipal, o candidato petista, Raul Pont, oficializou o convite à comunista Silvana Conti (PC do B), professora municipal e diretora do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre.

Lamentando o que chamou de “divisão da esquerda”, a sindicalista Silvana Conti disse que o ideal “seria construir uma aliança mais ampla com partidos de esquerda”. Ela lembrou que o atual vice-prefeito, Sebastião Melo (PMDB), “está concretizando uma grande aliança enquanto nós estamos fragmentados”

Raul Pont (PT) antecipou que vai propor um acerto com Luciana Genro, sugerindo que “o partido de esquerda que não for para o segundo turno, apoiará o outro no momento decisivo”.

Os dois partidos, PT e PC do B, realizam convenções, em Porto Alegre, no próximo sábado, dia 30.


Chapa pura no PSOL

Depois de tentar algumas alianças, o Partido da candidata Luciana Genro decidiu que buscara a Prefeitura de Porto Alegre com chapa pura, ou seja, os candidatos a Prefeito e a vice serão do partido. O companheiro de chapa de Luciana será o deputado estadual Pedro Ruas.

A decisão foi tomada logo após o anuncio de que a REDE apoiará Sebastião Melo na corrida pela prefeitura. Roberto Robaima, presidente estadual do PSOL, lamentou o apoio da REDE e disse acreditar que “parte importante da REDE não apoiará Melo”. 


Mais um partido apoia Melo 

Cortejado pelo PSOL, o partido de Marina Silva, a REDE, decidiu ontem (27) que estará ao lado de Sebastião Melo na busca pela eleição de prefeito em Porto Alegre. Foram 23 votos favoráveis e uma abstenção, transformando a REDE no 14º partido a apoiar o candidato do PMDB. Também ficou acertada uma aliança com o PSB na eleição proporcional.

O deputado federal João Derly, a deputada estadual Regina Becker e o vereador Mauro Pinheiro, foram decisivos no convencimento aos demais companheiros de partido.

Agora, a coligação que apoia o vice-prefeito Sebastião Melo (PMDB) na disputa pela prefeitura, é formada por 14 partidos.


PSDB e PP quase juntos. Viera mais isolado

Para o vereador Kevin Krieger, presidente municipal do PP, mesmo que o partido esteja pensando em apoiar Sebastião Melo, “o PSDB tem mais a ver com o nosso DNA”. Ao mesmo tempo, o candidato tucano, Nelson Marchezan Jr, foi mais categórico ao informar que “nossas conversas estão muito bem encaminhadas  e vamos fechar com o PP”. Ele colocou a vaga de vice à disposição dos progressistas. Marchezan tem, também, o apoio de alas do Movimento Brasil Livre e do Vem Prá Rua.

Sebastião Melo tem o apoio da maioria da bancada do PP na Câmara Municipal, mas não promete a vaga de vice aos progressistas. Ela está reservada ao PDT, já que a situação de Vieira da Cunha está cada vez mais difícil. Sem conseguir concretizar nenhum apoio importante, Vieira está ficando isolado e, dependendo do que acontecer até amanhã, data determinada pelo presidente nacional do partido, Carlos Lupi, Vieira da Cunha poderá desistir de sua candidatura, apoiando Sebastião Melo.


Gramado pode ter Bertolucci

O PP está organizando para amanhã, em Gramado, uma grande festa que reunirá, pelo menos, 500 pessoas, com a finalidade de ouvir um sim do ex-prefeito Pedro Bertolucci. Ele poderá, mais uma vez, disputar a eleição de outubro, com grandes possibilidades de levar, novamente, o PP para a prefeitura no lugar de seu companheiro Nestor Tissot. Bertolucci tem como principal apoiadora a senadora Ana Amélia Lemos. Os outros concorrentes à prefeitura de Gramado são João Alfredo Bertolucci (PDT) e Evandro Moschem (PT).

Eu volto amanhã! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário