segunda-feira, 18 de julho de 2016

AS PRIMEIRAS DA SEMANA

Venezuelanos viajam até 11 h para comprar comida no Brasil
A crise econômica na Venezuela  está provocando uma corrida por alimentos em Pacaraima, no Norte de Roraima. O município, que possui pouco mais de 10 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), faz fronteira com o país vizinho e recebe dia após dia centenas de venezuelanos em busca de comida e remédios.
Durante os sete dias da semana, a movimentação no comércio de Pacaraima , a 250 KM de Boa Vista, começa nas primeiras horas do dia. No último sábado (16), às 9h a cidade já estava lotada de venezuelanos. Eles faziam filas para comprar itens básicos como arroz, farinha de trigo, óleo, macarrão, margarina e açúcar. Os mantimentos são para alimentar famílias inteiras que sofrem com o desabastecimento de alimentos na Venezuela.

Turquia não poderá integrar UE se reintroduzir pena de morte
A chefe de política externa da União Europeia, Federica Mogherini, afirmou nesta segunda-feira (18) que a Turquia não poderá integrar o bloco europeu caso reintroduza a pena de morte, segundo a CNN.
“Deixe-me ser clara em uma coisa: nenhum país pode se tornar um estado membro da UE se introduz a pena de morte”, disse Mogherini.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse neste domingo (17) que não deveria haver nenhum atraso no uso da pena de morte no país após a tentativa de golpe contra ele. Na sexta-feira (15), o conflito entre parte da população e as Forças Armadas deixou 265 mortos - 161 civis e 104 militares contrários ao governo. Falando a uma multidão de apoiadores que pediam a pena de morte em frente à casa dele em Istambul, Erdogan disse: "Nós não podemos ignorar esse pedido."

Bancos públicos financiaram 83% da infraestrutura
No fim do primeiro mandato da presidente afastada Dilma Rousseff, de cada 100 reais investidos em infraestrutura, 83 reais saíram dos bancos públicos, revela estudo inédito da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que será divulgado nesta segunda-feira. BNDES, Caixa e Tesouro Nacional garantiram juntos 137,9 bilhões de reais dos 166,2 bilhões de reais desembolsados para transportes, energia elétrica, telecomunicações e saneamento em 2014. Sozinho, o banco de fomento foi responsável por quase metade dos empréstimos.
“A situação econômica atual e o realismo desse novo governo do presidente Temer vai impedir que isso se repita. Mas temos um legado pesadíssimo que vamos pagar nas próximas décadas”, afirma Cláudio Frischtak, presidente da Inter.B e um dos coautores do estudo. Segundo ele, essa dependência quase absoluta pelos financiamentos com dinheiro público gerou uma série de distorções nos projetos.

Senado abre consulta pública sobre programa 'Escola sem Partido'
O portal e-Cidadania, do Senado Federal, abriu consulta pública sobre o Programa Escola Sem Partido, que busca o fim da "doutrinação" em sala de aula. Os cidadãos podem votar se são a favor ou contra o projeto de Lei 193, de 2016, que está em tramitação.Também é possível enviar comentários e fazer sugestões de mudança de cada item previsto. De autoria do senador Magno Malta, o projeto de lei prevê a “neutralidade” dos docentes diante de questões políticas, ideológicas e religiosas em sala de aula. Às 9h40 desta segunda-feira (18), 30.049 pessoas se mostravam a favor da ideia e 28.729 diziam ser contrárias ao projeto. 

Governo da Rússia comandou operação de doping
Uma investigação realizada pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) revelou que a Rússia fraudou exames antidopings de seus atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014, com a colaboração do governo do país. O relatório, divulgado nesta segunda-feira, confirma as declarações de Grigory Rodchenkov, ex-diretor do laboratório antidopagem russo, que em maio revelou ao jornal New York Times que testes positivos foram encobertos por ordem de oficiais enviados por ministros da Rússia. Banida do atletismo da Olimpíada por causa de um escândalo de doping, agora a Rússia pode ficar fora de todas as competições dos Jogos no Brasil. Desde o último fim de semana, quando o conteúdo da investigação da Wada foi vazado, várias federações passaram a pressionar o Comitê Olímpico Internacional (COI) por punições mais severas ao país governado por Vladimir Putin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário