terça-feira, 7 de junho de 2016

Ocupação

48 horas para alunos deixarem escolas

Luis Antônio Alcoba de Freitas, Secretário de Educação (Foto: Reprodução)
Empossado ontem, o novo secretário da Educação, Luis Antônio Alcoba de Freitas, começou agindo contra  a ocupação de escolas públicas por alunos que pedem melhores condições para estudar e apoiam aos professores em greve.

O secretário marcou para hoje a entrega de uma carta-compromisso às 120 instituições ocupadas no Rio Grande do Sul. Nela a secretaria de Educação detalha respostas às reivindicações dos alunos que teimam em permanecer nos prédios públicos.

“Estamos dando um indicativo de conciliação. Não vamos tratar como caso de polícia, mas depois do prazo vamos entregar ao Judiciário a decisão sobre reabrir as escolas para quem deseja estudar”, declarou o secretário.

Ao mesmo tempo em que indica um prazo de 48 horas, a contar de hoje, para que os espaços sejam desocupados, a carta informa sobre repasses de recursos às escolas, garantia de reposição de professores e destinação de R$ 40 milhões para obras emergenciais.

Na tarde de ontem (06), Alcoba esteve reunido com integrantes da Defensoria Pública, Procuradoria-Geral do Estado, Federação de Pais e Mestres, Conselho Estadual da Criança e Adolescente e Conselho Tutelar, buscando apoio para a mediação do caso.

Os estudantes estiveram, depois de uma caminhada pelo Centro, na Secretaria de Educação pedindo uma audiência com o secretário que, após meia hora de tentativas de negociação com os alunos, acabou vaiado, descartando a possibilidade do encontro.

“Os ânimos estão muito acirrados. Não vamos ter diálogo desse jeito”, concluiu.

Na saída, os manifestantes informaram que está marcada uma assembleia para hoje, às 14 horas, no Colégio Júlio de Castilhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário