quinta-feira, 19 de maio de 2016

Rapidinhas


Prefeitura: Raul Pont será o candidato do PT
O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou, nesta quinta-feira, que o nome escolhido pela legenda para disputar a prefeitura de Porto Alegre em outubro será Raul Pont. Segundo o presidente estadual do PT no Rio Grande do Sul, Ary Vanazzi, o ex-deputado estadual, que também já foi prefeito da Capital, estava afastado de eleições nos últimos anos, mas aceitou o convite dos dirigentes da legenda para disputar o Paço Municipal. Vanazzi assegurou que o PT vai trabalhar para buscar alianças para uma possível chapa com partidos que, segundo ele, apoiaram a democracia com o desejo de permanência da presidente afastada Dilma Rousseff no poder. O PR tem como pré-candidato o vereador Rodrigo Maroni; o PTB conta com o deputado estadual Maurício Dziedricki; Luciana Genro é a pré-candidata pelo PSOL; o atual vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, pelo PMDB, também disputará o posto; assim como os deputados federais Nelson Marchezan Júnior, pelo PSDB), Onyx Lorenzoni, pelo DEM, e Danrlei de Deus pelo PSD

Pedro Parente será convidado para presidir Petrobrás, diz Padilha
O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, confirmou, no início de tarde desta quinta-feira, que Pedro Parente será convidado formalmente hoje pelo presidente em exercício, Michel Temer, para assumir o comando da Petrobrás. Segundo Padilha, o encontro deverá ocorrer no Palácio do Planalto, mas ainda não há um horário definido, já que Parente está retornando hoje de viagem aos Estados Unidos.  Parente foi ministro da Casa Civil e do Planejamento no governo Fernando Henrique, foi vice-presidente do Grupo RBS de 2003 a 2009 e presidente da multinacional Bunge no Brasil de 2010 a 2014.

Erradicar pobreza no Brasil exigiria mais R$ 25 bi por ano, diz OIT
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que o Brasil precisa de 7,2 bilhões de dólares, (aproximadamente 25 bilhões de reais) extras por ano para acabar com a pobreza no país até 2030, o ano estabelecido pela ONU para que os governos atinjam a meta. O valor é o equivalente a uma Copa do Mundo por ano e os dados fazem parte de um levantamento inédito. Em termos absolutos, o Brasil é o sexto que mais teria de gastar entre os países emergentes. A Índia precisaria de aportes extras de 61 bilhões de dólares; a China, 37 bilhões de dólares; Nigéria, 36 bilhões de dólares; Etiópia, 10,7 bilhões de dólares; e Indonésia, 10,2 bilhões de dólares.

Mujica diz que Maduro “está louco como uma cabra”
O ex-presidente do Uruguai José Mujica disse nesta quarta-feira que o venezuelano Nicolás Maduro "está louco como uma cabra". O diagnóstico veio depois dos ataques de Maduro ao uruguaio Luis Almagro, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA). Irritado com a postura do órgão diante do referendo revogatório que ameaça o seu mandato, o chavista acusou Almagro de ser um "agente da CIA". Espantado com a paranoia de Maduro, o hoje senador Mujica saiu em defesa do compatriota. "Tenho grande respeito por Maduro, mas isso não me impede de lhe dizer que está louco." E enfatizou: "Louco como uma cabra". Sobre a acusação contra o secretário-geral da OEA, que foi chanceler durante seu governo, Mujica assegurou que ele "não é nenhum traidor nem funcionário da CIA". "Almagro é um advogado, escravo do direito. Eu discordo de Almagro em algumas coisas, mas também discordo de Maduro."

Justiça põe ex-governador do DF no banco dos réus por improbidade
O ex-governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz (PT-2011/2015) virou réu em ação por improbidade administrativa sob acusação de ter sido beneficiado por uma portaria da Secretaria da Saúde, nos últimos dias de sua gestão, que ampliou sua carga horária de cirurgião médico – profissão de origem do político – de vinte para quarenta horas semanais. A portaria, assinada pela então secretária de Saúde Marília Coelho Cunha, estabeleceu a mudança a partir do fim da licença de Agnelo para o exercício do mandato eletivo. A alteração da jornada, automaticamente, dobrou o holerite de Agnelo, servidor público que passou a R$ 22 mil mensais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário