quarta-feira, 25 de maio de 2016

Câncer bucal

Prefeitura promove ação de prevenção



Seis consultórios para a realização de exames bucais, identificando a presença de lesões, estarão à disposição da população na próxima terça-feira, 31, no Largo Glênio Peres, Centro Histórico da Capital. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ação pretende alertar para o alto índice de câncer de boca em Porto Alegre, que é a sétima capital brasileira com maior número de novos casos e a primeira no número de fumantes regulares, um dos principais fatores de risco para a doença. As atividades são alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco e Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal, que motivam a Campanha Maio Vermelho, mês de luta contra o câncer de boca. 

Neste ano, a capital gaúcha vem promovendo ações em oito regiões da cidade, com atividades educativas e exames bucais para detecção de alterações e lesões malignas. Até o momento, foram 310 exames e 18 encaminhamentos para especialista, com a identificação de um caso de câncer. Nesta quarta-feira, 25, o atendimento é feito na região Sul Centro Sul, das 9h às 17h, no Zaffari Ipanema (avenida Juca Batista, 925). Na última segunda-feira, 23, o atendimento ocorreu na região Leste-Nordeste, no Tottal Materiais de Construção (av. Protásio Alves, 5777). Já foram realizadas ações nas regiões Partenon-Lomba do Pinheiro, Restinga-Extremo Sul e Norte-Eixo Baltazar. A partir dos exames, pessoas que apresentam lesões suspeitas são imediatamente encaminhadas para consulta com especialistas, e fumantes recebem orientações sobre como parar de fumar e onde buscar tratamento. (confira cronograma abaixo)

De acordo com dados repassados pela área técnica de Saúde Bucal da SMS, estima-se que, em 2016, ocorram 15.490 novos casos de câncer da cavidade oral no Brasil. Desse número, mais de 1.110 casos novos serão no Rio Grande do Sul, sendo aproximadamente 900 casos em homens e 210 casos em mulheres. Em Porto Alegre, estimam-se 170 novos casos, sendo 130 em homens e 40 em mulheres. “Na região Sul, o câncer da cavidade oral ocupa o alarmante 6º lugar entre os cânceres mais prevalentes em homens; para as mulheres, é o 15º lugar, mas tendências atuais apontam para que ele venha a subir de posição, considerando as mudanças no estilo de vida e hábitos da população feminina”, destaca a coordenadora da Saúde Bucal, Evelise Tarouco.
Fonte e foto: PMPA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário