quarta-feira, 30 de março de 2016

Rapidinhas


Contas públicas fecham no maior rombo em 15 anos
As contas do setor público consolidadas, que englobam governo, estados, municípios e as empresas estatais, registraram o pior resultado para fevereiro desde o início da série histórica do Banco Central (BC), em 2002 – ou seja, em 15 anos. Segundo informou o BC nesta quarta(30), no mês passado houve R$ 23,04 bilhões de déficit primário, que são despesas maiores do que receitas, sem contar os juros da dívida pública. No resultado do primeiro bimestre de 2016, houve R$ 4,87 bilhões de superávit primário, que é a economia feita para pagar os juros da dívida. Apesar de ter havido superávit, o resultado também foi o pior para o período desde o início da série histórica do BC

Servidores do Rio de Janeiro sofrem com salários atrasados
Além dos professores, outros funcionários públicos do estado têm sofrido com os salários atrasados e, muitos deles, estão enfrentando dificuldade para pagar as contas. O técnico previdenciário José Mauro Souza Ramalho e a professora aposentada pelo estado e pelo município Maria contaram que receberam o salário de fevereiro no dia 14 de março, mas o normal era o dinheiro cair na conta no dia 1º. Além desse atraso, ainda existem duas parcelas do 13º salário que ainda não entraram e estão fazendo falta, ja que, as contas continuam chegando pontualmente. Uma das contas que está preocupando o casal é a conta do aluguel. Nos últimos meses, eles conversaram com o proprietário e conseguiram um parcelamento, mas, para o próximo mês, eles ainda vão precisar retomar essa conversa.

Acesso direto a Lula aumentava 'preço' de lobista, diz Procuradoria
O Ministério Público Federal (MPF) apresentou nesta terça-feira as alegações finais na ação penal sobre a suposta "compra" de medidas provisórias no governo federal, esquema investigado na Operação Zelotes. Na peça, de 274 páginas, a procuradoria pediu a condenação de 14 réus por organização criminosa, corrupção, lavagem de dinheiro e extorsão. Os procuradores da República no Distrito Federal sustentam que o principal lobista implicado no caso, Mauro Marcondes Machado, tinha "livre trânsito" com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, o que tornava mais alto o valor de seus serviços. "É coerente afirmar que o acesso direto ao então presidente da República possui um preço 'diferenciado', ou seja, mais elevado, o que seria possível em razão da relação de amizade que existia entre Lula e Mauro Marcondes", escreveram os procuradores Frederico Paiva e Hebert Reis Mesquita.

Ordem no PMDB é não falar publicamente em governo Temer
Depois de declarações do senador tucano José Serra sobre um eventual governo de Michel Temer, a ordem no PMDB é evitar esse tipo de especulação pública.
Temer quer ser o mais discreto possível no período em que durar a tramitação do impeachment de Dilma Rousseff. Embora esteja em plena articulação tanto da deposição da petista quanto da formação do eventual novo governo, Temer que evitar ao máximo aparecer conspirando explicitamente contra a presidente.

PT mobiliza deputados licenciados para votar contra o impeachment
A bancada do PT na Câmara está mobilizando deputados licenciados - que ocupam ministérios ou secretarias em governos estaduais - para aumentar sua bancada na votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Há hoje oito petistas que não estão exercendo seus mandatos e que podem ser escalados. Além deles, há atualmente três membros da bancada que são suplentes. Ou seja: podem não participar da votação caso os titulares decidam reassumir seus mandatos.  A ordem na liderança da bancada é clara: só não será convocado aquele cujo suplente for do PCdoB, único partido que os petistas confiam que votará 100% contra o impeachment. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário