segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Caso Jardel

MP denuncia deputado e mais dez


O Ministério Público denunciou nesta segunda-feira (29) o deputado estadual Mário Jardel e outras dez pessoas por crimes como organização criminosa, peculato, concussão e uso de documento falso. O documento foi assinado e protocolado pelo procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, e endereçado ao presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargador Luiz Felipe Difini.

A denúncia surge cerca de três meses após a Operação Gol Contra, deflagrada depois de denúncias de que o parlamentar e ex-jogador do Grêmio exigia parte dos salários de funcionários fantasmas e desviava verbas da Assembleia Legislativa. Jardel nega as acusações.

Conforme a denúncia do MP, entre fevereiro e novembro de 2015, Jardel e o advogado e assessor parlamentar Christian Vontobel Miller, o chefe de gabinete Roger Antônio Foresta, o coordenador-geral de bancada do PSD, Ricardo Fialho Tafas e o chefe de gabinete do líder da bancada do PSD, Francisco Demetrio Tafras, todos denunciados, integraram um esquema com objetivo de obter vantagens financeiras, mediante a prática de crimes contra a administração pública, como peculato e concussão, além do uso de documentos falsos e da lavagem de dinheiro.

Os denunciados pelo MP:

- Mário Jardel Almeida Ribeiro: constituir organização criminosa, peculato, uso de documento falso, concussão, lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores.
- Christian Vontobel Miller: constituir organização criminosa.
- Roger Antonio Foresta: constituir organização criminosa, peculato, uso de documento falso e concussão.
- Francisco Demétrio Tafras: constituir organização criminosa e concussão.
- Ricardo Fialho Tafas: constituir organização criminosa, peculato e uso de documento falso.
- Sandra Paula Aguiar de Souza: lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores.
- Flávia Nascimento Feitosa: peculato.
- Ana Bela Menezes Nunes: peculato.
- Samantha da Rosa Lindmann: peculato.
- César Ribeiro Júnior: lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores.
- Carlos César Menezes Nunes: tráfico de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário