quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Rapidinhas


Após tumulto, novo relator do caso Cunha adia leitura de parecer
Depois de manobras regimentais e seis adiamentos, o Conselho de Ética da Câmara foi palco de troca de tapas e xingamentos na manhã desta quinta-feira, 10. Pela sétima vez, nada foi votado. O novo relator, Marcos Rogério (PDT-RO), disse que, apesar de já ter posicionamento claro pela continuidade do processo de quebra de decoro parlamentar contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), só apresentará seu parecer na manhã da próxima terça-feira, 15, para evitar questionamentos.
"Este relator terá todo cuidado com as regras para com elas avançar. Sem elas nós ficamos num ambiente de total desprestígio e desrespeito à Casa e aos colegas. Meu parecer já é conhecido de todos. Apresentarei apenas de maneira formal o meu relatório na próxima terça-feira.” 

Mauricio Macri toma posse como presidente da Argentina
A Argentina tem oficialmente um novo presidente. Mauricio Macri, eleito em 22 de novembro, tomou posse do cargo na tarde desta quinta-feira e pôs um fim a 12 anos de hegemonia política do casal Kirchner - primeiro com Néstor, eleito em 2003, e depois com Cristina, eleita pela primeira vez em 2007. A eleição do novo presidente ainda marcou a primeira vez em 100 anos que o povo argentino escolheu um candidato que não pertence nem ao peronismo nem ao radicalismo socialdemocrata. Cristina Kirchner não compareceu ao Congresso ou à Casa Rosada. Ela e Mauricio Macri passaram dias discutindo sobre qual seria o lugar da cerimônia de posse. A ex-presidente queria passar faixa e bastão presidenciais no Congresso, diante da Assembleia Legislativa e de seus aliados. Já Macri insistiu para que isso acontecesse na Casa Rosada, sede do governo argentino. Diante do impasse, a aliança Cambiemos, do atual presidente, pediu que o mandato de Cristina terminasse à 0h desta quinta-feira. Com a decisão judicial anunciada, Cristina anunciou que não compareceria ao evento, já que não seria mais presidente na quinta-feira. Entre o fim do mandato de Cristina e o começo do de Macri, a Argentina teve um líder provisório, o presidente provisório do Senado, Federico Pinedo.

Dilma se atrasa e não assiste juramento de Macri no Congresso
A presidente brasileira, Dilma Rousseff, não chegou a tempo de ver o juramento do novo líder argentino Mauricio Macri diante do Congresso, em Buenos Aires, na manhã desta quinta-feira, 10, como programado. Segundo Itamaraty, o atraso de Dilma ocorreu porque no aeroporto doméstico de Buenos Aires não foi autorizada a zona de exclusão que permite aos chefes de Estado aterrissar fora da fila dos voos comerciais. Ainda de acordo com a chancelaria brasileira, a falta de autorização especial para pouso estaria relacionada à transição política conturbada entre os dois governos. Pela programação inicial, Dilma teria um breve encontro com Macri na Casa Rosada, mas também não acompanharia a passagem da faixa presidencial, que será feita no começo desta tarde pelo aliado de Macri, Federico Pinedo. O plano da presidente era chegar às 11h15 em Buenos Aires e regressar ao Brasil às 15h45.

Deputado protocola na Câmara pedido de impeachment de Temer
O deputado federal Cabo Daciolo (sem partido-RJ) protocolou na Câmara pedido de impeachment do vice-presidente Michel Temer (PMDB). Segundo a Secretaria-Geral da Mesa Diretora, a petição foi protocolada no fim da tarde de quarta-feira, 9. O pedido tem como embasamento eventual crime de responsabilidade, revelado esta semana pelo jornal Estado de São Paulo, que o peemedebista teria cometido ao assinar decretos de abertura de crédito suplementar durante o exercício da presidência da República. O motivo é uma das razões que levaram os juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal a pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Na Brasília dos Barracos, Katia Abreu joga bebida em Serra
Uma festa de confraternização na casa do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), reproduziu na noite desta quarta-feira o clima de tensão que tomou conta de Brasília. Sentindo-se ofendida por uma brincadeira do senador tucano José Serra (SP), a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, jogou sua bebida contra o parlamentar. Depois que o a imprensa trouxe o caso à tona, a ministra se pronunciou por meio de sua conta no Twitter, classificando o comentário de Serra que deu início à confusão como "infeliz ,desrespeitoso, arrogante e machista". De acordo com o jornal, o senador e médico Ronaldo Caiado (DEM-GO) narrava um caso em que aplicou uma injeção na ministra quando Serra fez a seguinte piada: "O que tenho ouvido é que você tem fama de ser muito namoradoreira". Kátia, então, reagiu: "Me respeite que sou uma mulher casada e mesmo quando solteira, ao contrário de você, nunca traí". Na sequência, lançou a bebida. "Reagi à altura de uma mulher que preza sua honra. Todas as mulheres conhecem bem o eufemismo da expressão 'namoradeira'", afirmou a ministra na rede social.



Nenhum comentário:

Postar um comentário