quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Rapidinhas


CPI do BNDES aprova convocação do amigo de Lula
A CPI do BNDES aprovou nesta quinta-feira a convocação do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula. O requerimento passou graças a uma articulação da oposição, que compareceu em peso à sessão. Partidos governistas ainda tentaram esvaziar a CPI, mas sem sucesso. Também foi aprovada a convocação de Pedro Barusco, ex-gerente de serviços da Petrobras, peça-chave para explicar se o petista teve participação no escândalo de corrupção da Petrobras. Em acordo de delação premiada, o lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, considerado o operador do PMDB, afirmou ter dado 2 milhões de reais em propina para Bumlai. Uma nora de Lula seria o destino final do dinheiro. 

PF reage a cobrança por intimação de filho de Lula de madrugada
Na Polícia Federal ninguém acha estranho o fato de Luís Cláudio da Silva, um dos filhos de Lula, ter sido intimado quase à meia-noite na porta de sua casa. Pelo contrário: acham estranha a pressão do Ministério da Justiça pedindo explicações sobre o caso, uma vez que, para cidadãos comuns, nunca houve restrições quanto aos horários de intimação.

Obama é o primeiro presidente dos EUA a estampar capa de revista gay
A edição de novembro da revista americana Out100 transforma Barack Obama no primeiro presidente dos Estados Unidos a estampar a capa de uma publicação voltada para o público gay. A imagem em preto e branco de Obama sorrindo, sob o título: "Nosso Presidente. Aliado. Herói", também foi usada pela Casa Branca para lançar uma campanha para defender os direitos dos homossexuais. A Casa Branca apoia um projeto de lei federal, conhecido no EUA como Lei da Igualdade, que busca modificar o antigo texto dos direitos civis americanos para combater a discriminação de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. "Isto é algo que o governo tem revisto há várias semanas", assinalou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest. "Após esta revisão, agora está claro que o governo apoia firmemente a Lei de Igualdade. Este projeto é uma legislação histórica que poderá permitir avançar no propósito de conseguir a igualdade para milhões de americanos".

Lava Jato: Procuradoria pede abertura de novo inquérito contra Collor
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu na quarta-feira (11) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um novo inquérito para investigar o senador Fernando Collor (PTB-AL) no âmbito da Operação Lava Jato, informa o Globo. No mês passado, o ex-presidente também passou a ser investigado por suspeita de recebimento de R$ 26 milhões em propina de empreiteiras por contratos fechados pela BR Distribuidora.  O novo inquérito foi enviado para a relatoria do ministro Teori Zavascki, que determinará a abertura para que a seja procedida a investigação. Não foi divulgada qual seria a nova suspeita contra o senador.

Del Nero entra com habeas corpus para não ser preso na CPI do futebol
O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, entrou com um pedido de habeas corpus no STF (Supremo Tribunal Federal) para que não seja preso durante depoimento da CPI do Futebol no Senado. A medida já está na mesa do ministro Gilmar Mendes e chegou à secetaria da comissão parlamentar de inquérito nesta quinta-feira, 12. Del Nero quer a garantia que de que não será preso ou ameaçado de prisão durante seu depoimento. Ele também pede o direito de permanecer calado e de estar acompanhado de seu advogado na sessão, com quem pretende ter o direito de se comunicar durante o depoimento. O cartola também requeriu o direito de não assinar o termo de compromisso de só falar a verdade na CPI. Detalhe, Del Nero nem sequer foi convocado ainda para depor na CPI. Há, apenas, uma proposta de convocação, apresentada no plano de trabalho, de agosto, pelo relator Romero Jucá (PMDB-RR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário