terça-feira, 1 de setembro de 2015

Rapidinhas



PF indicia presidente da Comissão de Justiça 
da Câmara por corrupção
A Polícia Federal indiciou o deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara –um dos mais importantes colegiados da Casa– e o pai dele, o senador Benedito de Lira (PP-AL), por suspeita de prática do crime de corrupção passiva em um dos inquéritos da operação Lava Jato. No relatório final, a PF apontou ao STF a responsabilidade criminal dos dois pela prática de corrupção passiva, o que na prática corresponde a um indiciamento nos processos de primeira instância.

Dilma se beneficiou eleitoralmente com 
'pedaladas fiscais', diz procurador
O procurador do Ministério Público no TCU (Tribunal de Contas da União), Julio Marcelo de Oliveira, afirmou que a presidente Dilma Rousseff se beneficiou eleitoralmente das irregularidades nos gastos públicos identificadas pelo órgão no ano passado.
"O governo deixou livre para execução despesas não obrigatórias, que teria que cortar [devido à queda na arrecadação]. O que ocorre em 2014 é que o governo federal aumenta programas não obrigatórios que têm forte impacto eleitoral", disse o procurador.Ele citou que os gastos do Fies, programa de bolsas para universitários, aumentaram de R$ 5 bilhões para R$ 12 bilhões, lembrando que isso só foi possível por causa das irregularidades apontadas, que ficaram conhecidas como "pedaladas fiscais".

Odebrecht descarta delação: 'Não tenho o que dedurar'
O empreiteiro Marcelo Odebrecht, presidente do Grupo Odebrecht, disse nesta terça-feira em depoimento à CPI da Petrobras, em Curitiba, que "moralmente" é contra o instituto da delação premiada. Ele afirmou que os próprios investigadores da Operação Lava Jato ofereceram a ele, quando interrogado, a possibilidade de fechar um acordo de colaboração em troca de benefícios judiciais. Ao explicar por que seria contra a delação, o executivo apelou à família.
"Sempre costumo dizer 'quem nos conhece reconhece'. Não chego nem aos pés dos que sucedi. Mas uma geração só é avaliada pela geração seguinte. Tudo que minha geração está fazendo vai ser medido depois. Meu legado será medido pela geração depois de mim. Meu legado tem valores morais dos quais nunca abrirei mão. 

Fundador do PT, Hélio Bicudo pede impeachment de Dilma
O jurista Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, ingressou nesta terça-feira com pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso Nacional. Rompido com o partido desde a eclosão do escândalo do mensalão, em 2005, Bicudo concluiu uma petição em que aponta a "crise moral" no país, afirma que a Operação Lava Jato revelou um "descalabro" na Petrobras e dá indícios de crimes de responsabilidade que teriam sido praticados por Dilma, como as pedaladas fiscais, e por não ter demitido subordinados envolvidos no petrolão e no eletrolão. Ess é o 14º pedido de impedimento da presidente apresentado à Câmara. Bicudo escolheu justamente o dia em que os presidentes da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentaram, em 1992, o pedido de impeachment de Fernando Collor de Mello.

Confiança do empresário do comércio cai 4,7% de julho para agosto
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), caiu 4,7% na passagem de julho para agosto deste ano. Essa foi a segunda queda consecutiva do indicador, já que na passagem de junho para julho, já havia registrado recuo de 1,7%.
Em agosto, o índice atingiu o patamar mais baixo desde março de 2011. Na comparação com agosto de 2014, a queda foi 24,6%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário