segunda-feira, 21 de setembro de 2015

McDonald's de Porto Alegre

263 jovens trabalhavam irregularmente

Fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) flagraram 263 adolescentes em atividades irregulares em 14 lojas da rede de fast food McDonald's em Porto Alegre. No total, foram lavrados 45 autos de infração contra a empresa. Os números são resultado de uma operação de fiscalização encerrada em agosto e divulgada nesta segunda-feira (21). 

Segundo o Ministério do Trabalho, os fiscais constataram uso inadequado de equipamentos de proteção individual (EPI), desvio de função e recrutamento irregular de mão de obra infantil.

Nas vistorias, os auditores registraram diversos casos de adolescentes operando chapas quentes e fritadeiras e expostos a riscos graves, contrariando o disposto a norma regulamentadora que trata da segurança na operação de máquinas, diz o MTE

A fiscalização encontrou marcas de queimaduras em adolescentes que operaram esses equipamentos, sem que o empregador tenha providenciado a emissão da comunicação de acidente de trabalho para os possíveis danos ocorridos nas cozinhas dos restaurantes.

Os fiscais verificaram também que, em diversos casos, os funcionários não utilizavam, de forma adequada, os EPIs para proteção dos membros superiores. Segundo o MTE, o ausência dos equipamentos de segurança pode explicar a incidência de funcionários com queimaduras pelo corpo.

Em nota, o McDonald's nega irregularidades: “A empresa informa que apresentou defesa administrativa em todos os casos pois entende que as atividades citadas não são insalubres ou perigosas, de acordo com laudo técnico pericial. Esclarece ainda que fornece todos os Equipamentos de Proteção Individual segundo a legislação específica. Com relação aos aprendizes, todas as atividades realizadas seguem estritamente o conteúdo programático das instituições de aprendizagem”, diz a nota da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário