segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Rapidinhas


Presidente da CPI do BNDES diz ser difícil Lula escapar de investigação
Resultado de uma batalha política entre a Câmara e o Planalto, a CPI do BNDES foi instalada na semana em que a crise no governo foi aprofundada com o esfacelamento da base, as derrotas no Congresso e o cenário econômico cada vez mais complicado. Nos próximos 120 dias, o colegiado deve ser um novo componente para incendiar a crise ao jogar luz sobre os contratos secretos firmados pelo banco entre 2003 e 2015 e sobre os financiamentos cedidos a empresas de fachada investigadas na operação Lava Jato. Indicado pelo PMDB para comandar a CPI, o deputado Marcos Rotta (PMDB-AM) diz que não vai proteger nem perseguir ninguém, e destaca que o ex-presidente Lula também pode ser alvo do colegiado. "Eu acho difícil que isso não seja tratado. Eu fiz, inclusive, um apelo para que a gente pudesse deixar as nossas bandeiras, as nossas cores e as nossas ideologias o mais distante possível", disse o peemedebista.

Zelada e lobista do PMDB viram réus na Lava Jato por corrupção
O juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações da Operação Lava Jato, aceitou denúncia contra o ex-diretor da Petrobrás Jorge Zelada (Internacional), os lobistas João Augusto Henriques, suposto braço do PMDB no esquema de propinas na estatal, Raul Schmidt Felippe Junior e Hamylton Padilha – um dos delatores da Lava Jato -, o ex-diretor geral da área Internacional da estatal Eduardo Vaz da Costa Musa e o executivo chinês Hsin Chi Su (Nobu Su). Os seis são réus por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Analistas já preveem queda de quase 2% do PIB em 2015
A deterioração das previsões do mercado financeiro para a atividade no País está cada vez mais forte este ano, enquanto a perspectiva de recuperação em 2016 perde a intensidade. De acordo com o Relatório de Mercado Focus divulgado nesta segunda-feira, 10, pelo Banco Central, as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 foram revisadas mais uma vez para baixo: a expectativa de retração de 1,80% foi substituída por uma queda de 1,97% agora. O documento é divulgado pelo Banco Central toda segunda-feira pela manhã. Há um mês, a mediana das previsões estava negativa em 1,50%.

Governo tenta recompor com PDT e promete 
‘porteira fechada’ no Trabalho
Para recompor com o PDT, partido que na semana passada se declarou independente na Câmara, a articulação política de Dilma Rousseff sinalizou que o governo está disposto a entregar o ministério do Trabalho à legenda com a conhecida "porteira fechada". Em Brasília, o jargão é usado quando uma sigla tem o direito de indicar não só o ministro, mas as secretarias vinculadas a uma pasta. O governo também topa demitir Manoel Dias tão logo o PDT se entenda internamente e apresente o nome de um substituto.
Falta só combinar com os pedetistas. Na bancada da Câmara, a disposição para uma reaproximação com Dilma é mínima. 

Dilma critica 'vale tudo' e diz que é preciso pensar primeiro no Brasil
A uma semana das manifestações contrárias ao seu governo, a presidente Dilma Rousseff criticou o que chamou de "vale-tudo" para atingir "qualquer governo" e disse que não adianta ficar "um brigando com o outro", porque isso prejudica o país.
Nesta segunda-feira (10), durante entrega de casas do programa Minha Casa Minha Vida em São Luís (MA), ela afirmou que é preciso pensar "primeiro no Brasil" para que o país atravesse as graves crises política e econômica que enfrenta, antes dar prioridade a partidos e projetos pessoais.
"O Brasil precisa, mais do que nunca, que as pessoas pensem primeiro nele, Brasil, no que serve à população, à nação, e só depois em seus partidos e em seus projetos pessoais", afirmou a presidente

Filho de Lula abre empresa
Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha, o filho mais próspero do ex-presidente Lula, ignora a crise econômica e empreende. Acaba de abrir a FFK Empreendimentos, empresa com capital de R$ 150 mil em sociedade
com os irmãos Fernando Bittar e Kalil Bittar; daí o nome FFK. A sede da empresa é a mesma da Play TV, canal de televisão que em 2006 recebeu uma bolada da antiga Telemar. A ausência mais sentida no negócio é de Jonas Suassuna, parceiro de Lulinha em outras empreitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário