quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Pauta bomba

Deputados votam hoje primeiro projeto

Eduardo Cunha (PMDB) - Presidente da Câmara
Apesar dos apelos do Palácio do Planalto para adiar a votação de projetos que gerem novas despesas para a União e para os estados, a Câmara dos Deputados deve votar nesta quarta-feira (5) proposta de emenda à Constituição (PEC) que vincula os salários do advogado-geral da União e dos procuradores estaduais e municipais a 90,25% do salário de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Para tentar evitar a aprovação das chamadas "pautas-bombas", o vice-presidente da República chamou líderes da Câmara e do Senado para reuniões na manhã desta quarta. Os ministros Nelson Barbosa (Planejamento) e Eliseu Padilha (Aviação Civil) também participaram do encontro.

A proposta que deve ser apreciada nesta quarta pelos deputados, sobre os salários do AGU e dos procuradores, prevê o aumento escalonado para as demais faixas dessas categorias. O texto determina ainda aumento para as carreiras de delegado da Polícia Federal, de delegado de Polícia Civil e do Distrito Federal.

Na noite desta terça (4), os deputados federais rejeitaram, por 278 votos contra e 179 a favor, um requerimento do governo para adiar para o fim do mês a votação. Diversos parlamentares da base aliada foram infiéis e votaram contra o pedido do Planalto. Houve ainda uma abstenção. Com isso, a votação da proposta ficou para esta quarta.

A derrota governista ocorreu um dia após a presidente Dilma Rousseff reunir a sua base em um jantar no Palácio da Alvorada para pedir apoio a fim de tentar barrar as “pautas-bomba” no Congresso, matéria que geram impacto nos cofres públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário