quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Operação Lava Jato – 2

STF diz não a pedido de José Dirceu

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quarta-feira o pedido do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu para ter acesso ao depoimento da delação premiada do empresário Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC. O petista foi preso preventivamente na última segunda-feira no âmbito da Operação Lava-Jato. Ele cumpria pena em prisão domiciliar pela condenação no processo da mensalão.

Zavascki, que é relator dos inquéritos da Lava-Jato no Supremo, considerou inválido o pedido de Dirceu, já que o depoimento de Pessoa está sob sigilo. Além disso, o ministro ressaltou que a delação premiada não pode ser usada como prova no processo, o que para ele foi outro fator que desqualifica o pedido da defesa do petista.

“A colaboração premiada não é propriamente meio de prova, até porque não cabe condenação lastreada exclusivamente na delação. Portanto são incabíveis os pedidos de acesso aos documentos relativos ao acordo de colaboração premiada”, escreveu Zavascki na decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário