sexta-feira, 19 de junho de 2015

Bom Dia!

Frio de renguear cusco!


Durante muitos anos ouvi o pessoal, principalmente na fronteira, falar que o frio estava de "renguear cusco". Aquilo ficou gravado na minha mente de criança e, com o passar dos anos, foi incorporado ao meu jeito de me referir ao frio intenso. 

Um dia, conversando com meu irmão mais velho, que mora em São Gabriel, perguntei o motivo de se falar em "frio de renguear cusco". Ele deu uma risada e explicou:

- Tu já viu um campo coberto de geada? Fica branquinho de tanto gelo. Daí, quando a cachorrada sai pra rua e precisa caminhar sobre o campo congelado, vai saltitando, mancando, evitando colocar as patas no chão coberto de geada. No interior, principalmente, a peonada se diverte dizendo que "os cuscos estão rengueando com tanto frio".

Acho que, como eu, pouca gente sabia a origem da expressão da qual lembrei hoje quando sai de casa com uma temperatura de 6 graus. Acho que se estivesse na campanha, certamente escutaria alguém falando em "frio de renguear cusco".

Aliás, o frio que está fazendo nos reserva algumas opções indispensáveis para o final de semana. Eu, por exemplo, pedi para a Ana Helena dar uma reforçada no estoque de vinho tinto e prometi para Gabriela que vou preparar um sopão daqueles. E como pretendo dar um pulo até a praia, no sábado, já estou com dois sacos de lenha no porta malas. Fogo na lareira é indispensável.

Como tenho um gramado bem grande ao redor da casa da praia, antes de sair prá rua, vou dar uma conferida para ver se não terei que fazer como os cuscos da minha infância e sair pelo pátio, "rengueando prá não pisar na geada".

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário