domingo, 26 de abril de 2015

Bom Dia!

Hoje é dia de GRENAL!

Nos anos 70, quando fui repórter esportivo da Rádio Gaúcha, que depois virou RBS, o domingo de Grenal era sempre especial. A programação esportiva da Gaúcha acabava se refletindo em quase toda a grade de programação e a cobertura era diferenciada.

Quando trabalhei lá, o chefe de esportes era o Ary dos Santos, que a gente chamava de Coronel ou de Chinês. Ele era o comandante da equipe Maior e Melhor, da qual tive orgulho de fazer parte.

Nosso time era formado pelo Mendes Ribeiro, Willy Gonzer, Antonio Carlos Rezende, Ataide Ferreira, Euclides Prado, Marcos Amaral, Osvaldo Rola, Ruy Carlos Ostermann, Cândido Norberto, Romeu Rodrigues da Cruz, Fernando Ernesto, José Matzembacker, Éldio Macedo, Jodoé de Souza, João Carlos Belmonte, Marco Aurélio Barbosa, Machado Filho, Jessé Madureira Coelho e Raul Moreau!

A cobertura começava bem cedo, logo na abertura da programação, quando o Teixeirinha e a Mary Teresinha promoviam o famoso Grenal do Teixeirinha. Depois, nossa equipe de reportagem se espalhava pela cidade ouvindo pessoas, colocando profissionais de todas as áreas no ar, dando informações sobre serviços do Grenal, reproduzindo gols de clássicos passados, e só terminava por volta de 22 horas, com o final da Grande Resenha Esportiva do domingo.

Na resenha, o grande destaque eram as manchetes feitas em versos, brilhantemente produzidas pelo Jessé Madureira Coelho e pelo Raul Moreau. Não esqueço que, a última era sempre assim: “Ao fim da grande resenha, as manchetes outra vez, voltarão a ser ouvidas, para gáudio de vocês”. E era o que acontecia no final do programa.

A gente passava o dia envolvido na transmissão. Muitas vezes quase nem dava tempo para um almoço. O velho e tradicional cachorro quente quebrava o galho. Parar, só depois de tudo terminado, ou quando o Ary nos liberava.

Claro que os tempos são outros e os compromissos comerciais fizeram com que as transmissões também mudassem. Mas, sem querer ser saudosista, não consigo dominar esta ponta de saudade que acordou comigo e, depois de tantos anos, me fez ficar pensando no quanto vivi de emoções ao lado de companheiros tão queridos, muitos deles já em outro plano.

Acho que, de alguma forma, me vi envolvido em tudo o que falei pois afinal, hoje é dia de GRENAL!

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário