quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Bom Dia!

Ouvido no coletivo

Plagiando o jornalista Flavio Dutra e seu já famoso “ouvido na mesa ao lado”, decidi escrever sobre o que escutei,hoje de manhã, no ônibus que me trouxe ao Centro. Estava lendo o jornal quando comecei a ouvir a conversa do cobrador com um passageiro.

- Não dá mais, meu amigo. A Dilma está perdida e só o impeachment pra resolver. Agora até o PMDB está contra ela. Viu a propaganda na TV? É muito aumento. Tudo sobe 200% e a inflação oficial é de 5%.
- É verdade. Não existe mais lei no Brasil. Viu aquele juiz que ‘tomou’ os carros e o iate do Eike Batista? O cara tava dando uma banda de porsche, meu!
- Bah, cara. Só mudando tudo mesmo!

Dobrei o jornal, guardei na pasta e fiquei pensando na conversa que acabara de escutar e que certamente muitos outros passageiros escutaram. Se concordaram ou não, não sei.

Quando o povo, e aqueles dois eram representantes do povo, da classe assalariada, trabalhadores, começa a reclamar, alguma coisa está realmente muito errada. Se está ruim para eles, é sinal de que o governo não está acertando o passo.

Aliás, a conversa do cobrador com o passageiro, reflete muito bem o sentimento que vai tomando conta dos brasileiros. Quase ninguém mais aguenta tanto aumento, tanta desculpa, tanta mentira e tanta corrupção. Ouço, quase que constantemente, pessoas afirmando que alguma coisa precisa ser feita e que pior do que está, é impossível.

Agora mesmo, confirmando o que escuto nas ruas e leio nas redes sociais, a inflação atingiu índices que só aconteciam em 2003. Diz o IBGE que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), ficou em 1,33% em fevereiro, o que significa um índice acumulado, em dois meses, de 2,23%. Nos últimos 12 meses , o indicador acumula 7,36%, a maior taxa desde 2005. Ficando como está, e acho difícil que mude, teremos uma inflação oficial bem acima dos 6,5% previstos pelo governo.

Enquanto isso o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicou no Diário Oficial de ontem, tabela com novos preços médios dos combustíveis a serem aplicados em 15 estados e no Distrito Federal, a partir de março. Joaquim Lewy, o ministro da Fazenda, disse que “são medidas para o governo federal elevar a arrecadação”.Ou seja, o governo precisa de mais dinheiro e, como sempre, ele sai do nosso bolso.

Tem razão o cobrador do ônibus: “Assim não dá. Só mudando tudo mesmo”.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário