quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Opinião

As obras na cidade

Machado Filho

Durante uma ida para casa, quando passamos por uma obra da prefeitura, o taxista comentou comigo que “Porto Alegre é a cidade das obras inacabadas”. Daí lembrei de um outro taxista que, na semana passada, comentou comigo que “a cidade precisava de mais obras para evitar congestionamentos”.
Quando a prefeitura decidiu asfaltar a rua onde uma conhecida minha mora, obra reclamada por muitos anos, ela me disse que um vizinho estava furioso pois não podia entrar com o carro no estacionamento enquanto a colocação do asfalto não acabasse.

Hoje, ao ler a notícia de que a prefeitura pretende entregar cinco obras programadas para a Copa, no próximo mês de outubro, lembrei dos fatos que contei acima. Como deve ser difícil administrar uma cidade como Porto Alegre e, ao mesmo tempo, contentar a todos.
Se as cinco obras prometidas forem realmente entregues em outubro, teremos oito, das 15 programadas, totalmente concluídas. É pouco? Vejamos.

O prolongamento da Edvaldo Pereira Paiva, com todos os atos programados pelos ambientalistas, com todos os acampamentos formados pelos que protestavam, foi concluído. Para quem, como eu, utiliza a Beira Rio, trata-se de uma obra fundamental para o escoamento do trânsito, principalmente para quem mora ou trabalha na Zona Sul. Os que eram contra, certamente usam a avenida para trafegar com seus carros, sem congestionamentos.

O viaduto da Júlio de Castilhos, não desafogou o trânsito no entorno da Rodoviária? Até quem reclamou muito das tranqueiras durante as obras, hoje desfruta das facilidades que a obra trouxe.

Com a promessa de que em outubro estarão concluídos os BRTs da Bento 
Gonçalves, Protásio Alves e João Pessoa, além das trincheiras da Cristóvão Colombo e Anita Garibaldi, acredito que um grande avanço no desafogo do trânsito será alcançado. Sem contar que a duplicação da Voluntários da Pátria está prevista para junho.
Para os que reclamam, algumas vezes co razão, lembro o que disse o prefeito José Fortunatti, quem sabe o maior interessado na conclusão das obras.

- Cada uma delas é uma verdadeira novela. A gente planeja, tem um cronograma, mas as dificuldades vão aparecendo.
Para Fortunatti, além das cinco obras prometidas para outubro, existem outras e grandes preocupações. Um exemplo é o da trincheira da Avenida Ceará. Lá, o trabalho durante o dia, não foi autorizado. Outro, é o da avenida Tronco, já que são grandes as dificuldades para a contratação de empreiteiras que ergam moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, para os moradores do local.

Como morador de Porto Alegre, usuário de quase todas as obras, prontas e prometidas, me confesso otimista por entender que todas elas, mesmo que com uma certa demora, acabarão por transformar a paisagem da cidade.
Sem contar, é claro, com a revitalização do Caís Mauá, que depois de todos os entraves burocráticos e principalmente políticos, deverá estar concluído antes do final do mandato de Fortunati.

Quem estiver aqui para desfrutar de todas estas obras, certamente vai agradecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário