sexta-feira, 6 de junho de 2014

Bom Dia!

É muito lixo!

A greve de alguns funcionários municipais já está causando reflexos em serviços essenciais no município. Felizmente a questão da saúde está sendo razoavelmente administrada. Já não se pode dizer o mesmo em relação ao lixo. Pessoas que, por informações da prefeitura, nem fazem parte do quadro de funcionários do DMLU, impedem que os caminhões com o lixo recolhido, precariamente, na cidade, descarreguem na Estação de Transbordo de Resíduos da Lomba do Pinheiro. Isso faz com que o lixo comece a se acumular pelas ruas de Porto Alegre. Um grande transtorno!
Ontem (5), o prefeito José Fortunati apelou ao Judiciário solicitando que os piqueteiros sejam retirados da frente da Estação para que o lixo possa ser descarregado. A justiça concedeu o pedido e imediatamente um Oficial de Justiça tentou solicitar auxilio da Brigada Militar para cumprir e decisão judicial.
Lamentavelmente, a partir daí, uma série de, digamos assim, mal entendidos, impediu que a decisão fosse cumprida. Escutei, na Rádio Gaúcha, no final da tarde de ontem que o oficial de justiça não tinha conseguido notificar ninguém já que havia sempre um impeditivo. O sargento dizia que era com o tenente, o tenente afirmava que só com autorização do major e o major não conseguia resolver nada sem ordens do comando.Mais ou menos assim.
Hoje (6) pela manhã, com a manutenção do problema, ouvi o comandante da BM, Coronel Fabio Duarte Fernandes, afirmar que só recebeu o pedido por volta de 18h30 e 19 horas e que, por se tratar de uma operação complexa, não poderia ser executada na parte da noite. Mas afirmou que, naquele momento, a Brigada estava no local desimpedindo a entrada da Estação de Transbordo. O apresentador pediu licença e acionou, às 9h20, o repórter que estava na Lomba do Pinheiro. Sabem qual foi a informação? –Não, aqui só passou uma viatura, faz tempo, com 3 brigadianos e foi embora.
A desocupação da frente da Estação, uma ação que beneficiaria toda a população, não estava sendo feita pela BM, contrariando o que afirmava seu Comandante Geral. Daí fiquei pensando em tudo o que ocorre na cidade sob o olhar pacifico e conivente da Brigada. Será que se a responsabilidade do recolhimento do lixo fosse do governo do Estado, o problema já não estaria sendo atendido pela BM? Não estão transformando uma questão de saúde em politicagem barata e inescrupulosa? Ou alguém esqueceu que, por mais de uma vez o edifício onde reside o prefeito, que fica quase ao lado do Palácio Piratini, foi depredado, inclusive atingido por coquetel molotov, sem qualquer proteção da BM? Mas quando os taxistas tentaram ocupar a rua onde mora o governador, imediatamente a Brigada foi acionada, impedindo a manifestação.

Porto Alegre e sua população estão sendo diretamente atingidas por uma indiferença que  prejudica toda a comunidade. Mesmo admitindo que são poucos os santos em toda esta história, é muito bom que a população veja e distinga, definitivamente, onde estão os demônios. O lixo, lamentavelmente, não está apenas nos sacos , contêineres e caminhões próprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário