terça-feira, 1 de abril de 2014

Bom Dia!

Um grande público!
Faço um patrulhamento próprio todos os dias para não ser taxado de conservador ou saudosista. Se bem que cultivo coisas que julgo certas, sem ser conservador, e curto coisas que vivi, sem ser saudosista. Acho que a idade me ensinou a ser assim.
Na minha vida de jornalista, e lá se vão mais de cinqüenta anos, aprendi que o importante é ser verdadeiro quando se noticia alguma coisa. Ser fiel ao que acontece, é a melhor maneira de conquistar a credibilidade do ouvinte ou do leitor.
Foto: ClicRBS
Falo nisso para comentar uma matéria publicada no Correio do Povo, e acho que na ZH também foi assim, sobre a aprovação do Parque do Gasômetro. Independentemente da importância da aprovação da lei que permite a criação do parque, amplamente reivindicado por grande parte da população, que movimentou os ambientalistas, passou por discussão na Câmara, principalmente quando os vereadores discutiram as emendas apresentadas.
Pois o que me chamou a atenção para a matéria, foi a foto que ilustra a nota e o fato do jornalista ter escrito que “Antes de a matéria ir à votação, emendas foram discutidas. Duas delas foram rejeitadas e repercutiu mal entre o público presente”. Quem leu a noticia, sem olhar para a foto, deve ter imaginado galerias lotadas, ou quase, com protestos pela não aprovação das emendas, ambas de vereadores do PT. Pois lá estavam, e a foto mostra, não mais do que 10 pessoas, tanto que a foto destaca cinco ocupando um espaço ínfimo entre muitas poltronas vazias. Por sinal, das cinco fotografadas, duas tinham o rosto coberto por lenços pretos. Respeito, mas não entendo o motivo pelo qual quem protesta não quer ser identificado.Elas, estas pessoas, eram "o público presente".
Voltando ao começo, buscar credibilidade para uma noticia que fala em público presente e mostra cinco pessoas portando cartazes, não me parece o mais certo. Um pouco de seriedade e isenção na hora de escrever, pelo menos no meu entendimento, é o melhor caminho. Mas sei que nem todos os colegas pensam assim, ou pelo menos não agem assim.

Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário