sexta-feira, 28 de março de 2014

Copa 2014

HPS faz simulação de socorro
Foto: PMPA
O simulado ocorreu na manhã desta sexta-feira, 28. Ambulâncias do Samu trouxeram pacientes graves e outros com ferimentos mais leves, encenando o socorro a um evento com múltiplas vítimas. Alguns pacientes chegaram a pé. À medida em que os feridos iam entrando no HPS, as equipes faziam a classificação de risco e encaminhavam os pacientes para os setores específicos.

Enquanto isso, observadores, que desde segunda-feira participam de um curso do Ministério da Saúde em Porto Alegre, voltado para o socorro a múltiplas vítimas, faziam anotações e avaliações da eficiência do atendimento. Tudo sob o olhar rigoroso de quatro especialistas da área médica do governo alemão, que já atuaram em outras copas do mundo e vieram trazer sua experiência de socorro em eventos deste porte. Eles estão percorrendo seis cidades-sede da Copa no Brasil, junto com técnicos da Força Nacional do SUS, um programa de cooperação com estados e municípios para medidas de prevenção e assistência a situações de surtos, epidemias ou desastres.

Todas as equipes de emergência do HPS se envolveram na simulação, buscando o máximo de realismo no exercício. Quinze militares do Exército atuaram como figurantes, no papel das vítimas socorridas. A simulação serviu para avaliar a rapidez no transporte das vítimas, a agilidade no acesso aos serviços do hospital, os processos de classificação de risco e a eficiência dos tratamentos, o comportamento das equipes, a estrutura do HPS e outros fatores fundamentais para medir o nível de eficiência do socorro numa grande emergência.

Para o secretário Municipal de Saúde, Carlos Casartelli, o exercício no HPS, que será o hospital referência para atendimentos de trauma em Porto Alegre durante a Copa do Mundo, é uma demonstração de que a Capital está se capacitando da melhor forma possível para o evento, garantindo um atendimento dentro dos melhores padrões na eventualidade de uma grande emergência.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário