segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Previsão

Nova onda de calor atinge Porto Alegre
O Sistema Metroclima alerta que uma nova onda de calor volta a atingir Porto Alegre nesta segunda-feira, 27. O fenômeno é consequência do avanço de uma massa de ar quente de norte e o afastamento do ar frio, que vai desencadear o começo de uma nova onda de calor nesta semana, trazendo o calorão de volta, com tardes de marcas altas. As máximas a cada dia desta qemana vão estar bastante dependentes do horário de ocorrência das pancadas isoladas de chuva. Quanto mais cedo ocorrerem, menor serão. Quanto mais tarde, maiores serão. Por isso, é possível que em alguns dias as máximas ocorridas fiquem abaixo ou acima das previsões.

Cuidados - Diante da perspectiva de uma nova, intensa e prolongada onda de calor, renovam-se as recomendações feitas por conta da última sobre alguns cuidados que devem ser tomados durante um período de calor extremo. Faça abundante hidratação (dê preferência à água e sucos de fruta), evite exercício físico desnecessário e tenha cuidado especial com pessoas idosas ou de saúde fragilizada e não inicie fogo ou jogue ponta de cigarro do carro ou em gramados pois o risco de incêndios em vegetação será alto. Atente, ainda, para os índices de radiação UV que vão estar muito altos a extremos, não se recomendando a exposição prolongada ao sol entre o meio da manhã e a metade da tarde.

Segunda-feira: O sol aparece com nuvens de Porto Alegre. Depois de um fim de semana com temperatura agradável, as marcas nos termômetros voltam a se elevar muito. O dia vai começar ainda relativamente ameno com marcas de 21ºC a 23ºC, mas a tarde seara quente com máxima de 34ºC a 36ºC na maioria dos bairros, ocasionalmente superiores. Há possibilidade de chuva de verão da tarde para a noite.

Terça-feira: Outro dia com a presença do sol acompanhado de nuvens na Capital. Continua a esquentar e as mínimas se elevam mais do que na véspera com marcas de 22ºC a 24ºC na madrugada na maior parte da cidade. A tarde de calor deve ter máximas de 35ºC a 37ºC na maioria dos bairros. Persiste a possibilidade de chuva de verão na segunda metade do dia.

Quarta-feira: Dia muito parecido com o da véspera. A região terá outro dia com presença do sol e nuvens no céu, mas da tarde para a noite a combinação de calor e umidade poderá favorecer pancadas isoladas de chuva típicas de verão e que podem ocorrer mais cedo. Mínimas de 22ºC a 24ºC na maioria dos bairros e máximas de 33ºC a 35ºC na maior parte da cidade.

Quinta-feira: Dia muito quente e abafado em Porto Alegre. O sol aparece com nuvens, mas ainda permanece a possibilidade de chuva localizada de verão da tarde para a noite em consequência do calor e da umidade na atmosfera. Madrugada de temperatura mais alta com mínimas de 23ºC a 25ºC. Já as máximas se situam, em geral, entre 34ºC e 36ºC, talvez alcançando 37ºC ou um ponto ou outro da cidade.

Sexta-feira: O sol predomina em Porto Alegre com menor presença de nuvens no céu e ar mais seco, o que reduz a possibilidade de chuva de verão na segunda metade do dia. Com o ar mais seco, a temperatura encontra uma condição mais favorável à forte elevação. Marcas de 23ºC a 25ºC na madrugada e máximas de 36ºC a 38ºC à tarde, talvez alcançando 39ºC em alguns bairros.

Sábado: Sol aparece com nuvens em dia muito abafado em Porto Alegre. Massa de ar muito quente que se intensifica traz uma jornada de desconforto térmico para a cidade. Madrugada de temperatura alta com mínimas de 23ºC a 25ºC na maioria dos bairros e tarde escaldante com máximas de 34ºC a 36ºC na maior parte da cidade, ocasionalmente mais altas em alguns pontos. Chance de chuva de verão da tarde para a noite.

Domingo (Nossa Senhora de Navegantes): O sol predomina em Porto Alegre, mas vão aparecer nuvens no céu. Não se pode afastar chuva de verão isolada da tarde para a noite. O calor será extremo. Mínimas de 24ºC a 26ºC e máximas de 36ºC a 38ºC na maior parte da cidade. Chamamos atenção que durante a procissão na parte da manhã a temperatura já deve estar em mais de 30ºC na cidade e com sol forte. Por isso se recomenda especial atenção para pessoas idosas e se sugere evitar esforço físico demasiado sob condições de calor tão intenso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário