segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Blog do André

Dia Internacional de Combate à Corrupção 
deveria ser todos os dias

André Machado*

Hoje é o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Um símbolo apenas. A luta contra o desvio de recursos da educação, da saúde, da segurança e de qualquer outra área trazendo prejuízo à sociedade é diária. Num ano de protestos nas ruas, obras para a Copa do Mundo e de julgamento do Mensalão a percepção da corrupção no Brasil fez com que o país caísse no ranking mundial. Era 69 em 2012 e agora foi para 72.
O combate à corrupção é diário. Muito do que ocorre no setor público é derivado da nossa tolerância na nossa própria vida. É o troco errado que você recebe e se cala por ser favorável a você. É o privilégio que você dá a um amigo em detrimento a alguém com mais mérito unicamente por proximidade. É você defender corruptos de seu campo político e atacar inocentes do campo político opositor unicamente para levar adiante uma luta eleitoral. E a isto se juntam pequenas ações de cidadania que são burladas e criam no país a sensação de que tudo aqui se pode.

Felizmente os mecanismos de controle têm avançado. O que não estamos sabendo é como utilizá-los. Porto Alegre, por exemplo, tem um dos melhores portais de transparência sobre as obras da Copa. Qual de nós o consulta? Ou os dados disponíveis pelo Tribunal de Contas do Estado. Fiscalizar é também uma obrigação do cidadão. A democracia não é apenas delegar através do voto. É participar.
*Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário