quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Bom Dia!

Juro de dois dígitos!
Antes de qualquer coisa, quero deixar bem claro que não domino a questão da economia. Sou quase que totalmente leigo. Sei muito pouco para ficar escrevendo sobre índices da bolsa, política fiscal, coisas do chamado mundo econômico.
Mesmo assim, sei que as coisas não andam bem quando, por exemplo, os juros começam a aumentar. Não tem como não se dar conta que as coisas não andam bem quando, por exemplo, vamos ao supermercado e, de uma semana para outra, compramos os mesmo produtos e pagamos bem mais caro.
Hoje os jornais estão mostrando que os juros subiram novamente e, parecido com o que ocorria em janeiro de 2012, chegam a dois dígitos. A explicação é de que a inflação alta e a proximidade de eleições fizeram com que a taxa básica passe a ser de 10% ao ano a partir de hoje.
Quando vejo os juros chegando aos 10%, lembro dos discursos da presidente Dilma afirmando que uma das principais metas do seu governo era manter os juros baixos. Pois em janeiro de 2013, os juros estavam em 7,25%, subindo de dois em dois meses, praticamente, hoje chegam aos dois dígitos. Segundo o Banco Central que aumento os juros em 0,5% em pouco mais de um mês, “essa decisão contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que esta tendência persista no próximo ano”.
Pois é tentando entender o que tenho lido e escutado sobre a alta dos juros, que fico imaginando o quanto um ano eleitoral influi na vida de quem vive da política e tem pretensões em permanecer nela. A mudança comportamental dos candidatos, é clara com a proximidade das eleições. O ano eleitoral tem o dom de abrir cofres públicos, transformar candidatos em amigos íntimos dos eleitores, renovar algumas promessas e esquecer outras.
Todos, certamente, começarão a combater freneticamente a inflação e discursarão nos convencendo que aumentar juros é muito bom para todos. Se bem que, no ano da eleição, duvido que os juros aumentem. Depois dela, bem, aí é outra conversa.  Tudo pode acontecer depois que atingimos juros de dois dígitos.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário