quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Bom Dia!

Exumação, comício ou circo?
Foto: Agência RBS
Quem tiver o trabalho de prestar bem atenção ao que está acontecendo em São Borja, onde estão sendo exumados os restos do ex-presidente João Goulart, acho que terá as mesmas duvidas que eu tenho.
Lá estão ministros do PT, Maria do Rosário e José Eduardo Cardozo, 15 peritos, sendo um cubano e que participou da exumação de Che Guevara, imprensa de todo o Brasil, Policia Federal, Comissão Nacional da Verdade, Secretaria de Direitos Humanos, cuja titular queria a montagem de um palco em frente ao cemitério, que permitisse manifestações públicas. Sem contar que dezenas de moradores, a maioria getulista, janguista e brizolista, com cartazes, manifestam suas posições sobre o assunto.
Uma estrutura de metal foi montada em volta do jazigo, permitindo que uma lona preta garantisse a privacidade da operação.
O cronograma dos trabalhos prevê que os restos mortais de Jango serão colocados em uma urna que será levada, em um carrinho especial, até a porta do cemitério. Lá, será colocada em um caminhão fechado e transportada até o aeroporto militar de Santa Maria de onde seguirá para Brasília. Na Capital Federal, serão recebidos com honras militares para as quais foi convidado o ex-presidente Lula.
Sobre tudo o que está escrito até aqui tenho algumas perguntas, para as quais não encontro respostas convincentes.
Transformaram a exumação de Jango em um comício? Querer a montagem de um palco para pronunciamentos públicos, onde certamente falaria a ministra Maria do Rosário, candidata do PT ao Senado e outros tantos aproveitadores de momentos assim para discursos eleitoreiros, não é uma posição politiqueira indesejada?
Honras militares para o ex-presidente Jango, tudo bem, mas convidar o ex-presidente Lula, e tão somente ele, não é discriminação em relação aos demais? Não teriam que ter convidado o ex-presidente Fernando Henrique ou até mesmo José Sarney? Ou se trata tão somente de mais um ato político eleitoreiro?
Finalmente, segundo o ministro Cardozo, os restos der Jango estarão de volta a São Borja no dia 6 de dezembro, data da morte do ex-presidente. “É um compromisso que temos”, afirmou o ministro. Não tenho nenhuma dúvida que, mais uma vez, todos estarão lá para mais um dia de triste espetáculo e de aproveitamento político em ano de eleições.
Por tudo isso fico com uma grande dúvida que tento dividir com todos. Não seria o momento de deixar que a família de Jango e, quem sabe, seus amigos mais próximos tratassem disso, discretamente? É necessário que se transforme um momento em que, segundo alguns, se busca a verdade sobre a morte de Goulart, num verdadeiro espetáculo que, sinceramente, já nem sei se é político ou circense. 
Mas que alguém está tentando tirar proveito político disso, não tenho nenhuma dúvida.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário