Consumidor
poderá fazer cancelamento automático
Os consumidores
poderão fazer o cancelamento automático de serviços de telecomunicações a
partir de fevereiro. A previsão é do presidente da Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel), João Rezende. Segundo ele, o novo regulamento de
atendimento e cobrança, que vai instituir essa obrigatoriedade, deve ser
aprovado até o dia 15 de novembro. A partir daí, as empresas teriam entre 90 e
120 dias para adequar seus sistemas.
Com o
novo regulamento, o cliente que quiser cancelar um contrato de telefonia
celular ou fixa, banda larga ou TV por assinatura poderá fazê-lo pelo call
center da empresa sem passar por atendentes, apenas digitando as teclas do
telefone. O cancelamento também poderá ser feito pela internet. Rezende afirmou
que uma das propostas em discussão é a de abrir um prazo de 48 horas para a
empresa tentar recuperar o cliente. "Mas aí é problema da companhia",
afirmou.
No novo
regulamento, a Anatel pretende iniciar os procedimentos para repassar parte do
custo que o órgão possui com o seu call center para as empresas do setor.
Segundo Rezende, o gasto anual da Anatel com o call center é de R$ 20 milhões.
Do total de ligações recebidas - cerca de 25 mil por dia - 60% são reclamações
de usuários sobre os serviços prestados pelas empresas de telecomunicações. A
ideia da Anatel é que uma parcela do gasto seja paga pelas empresas - algo
entre R$ 10 milhões e R$ 12 milhões.(Agência Estado)
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