terça-feira, 29 de outubro de 2013

Bom Dia!

Projetos populistas
Acabo de ler na Página 10 de ZH, o comentário da jornalista Rosane de Oliveira, classificando de populista o projeto do deputado Carlos Gomes (PRB) que institui a tarifa única nas praças de pedágio do Estado para os motoristas que passam duas vezes, no mesmo dia, pelo mesmo ponto.
“Conceder isenções parece uma ideia simpática, mas é apenas demagógica”, afirma a jornalista em seu comentário.  E termina lembrando que o projeto foi aprovado por 42 votos favoráveis e nenhum contrário. “Vendo que não teriam como impedir a aprovação, os deputados da base do governo embarcaram na canoa populista e votaram a favor, deixando para Tarso o ônus do veto”.
Como não quero entrar no mérito da opinião da jornalista, embora possa fazê-lo sem qualquer constrangimento, fico pensando em como definir o critério para considerar populista ou demagógico um projeto que isenta de tarifas o cidadão. Não pagar o pedágio numa segunda passagem diária pela mesma praça, é uma atitude populista, conforme a jornalista. Admitindo que ela tenha razão, sou obrigado a perguntar se isentar estudantes de pagamento de tarifa em ônibus, criando uma categoria diferenciada e privilegiada de passageiros, não é demagogia nem populismo? Acho que passa por aí a resposta para a pergunta que a jornalista faz: “Pode a Assembléia reduzir a receita de uma empresa que acabou de assumir a conservação de rodovias?”. No meu entendimento, a resposta pode ser dada com uma outra pergunta: Pode o governo reduzir a receita de empresa privadas, com isenção de tarifas para estudantes? 
Penso que, antes de classificar de demagógico ou populista algum projeto que beneficie alguma classe de pessoas, temos que ter em mente quantas atitudes idênticas foram tomadas no mesmo sentido. Caso contrário, corremos o risco de olhar apenas para um dos lados. Ou não analisamos nenhum ou analisamos todos os projetos ditos populistas.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário