quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Bom Dia!

Do you speak English?
Tenho uma posição muito clara sobre a Copa do Mundo de 2014 e que, inclusive, tenho manifestado aqui e em conversas com amigos. Não estou entre os que desejavam que a Copa fosse realizada aqui, mas não posso ficar brigando com ela já que sua realização é irreversível. Se não posso ajudar, tento não atrapalhar. O que não é o caso, já que estou envolvido profissionalmente com ela. 
Se faltam 230 dias para o começo da Copa, acho que não adianta ficar quebrando as coisas para demonstrar algum tipo de insatisfação. Trata-se, no meu entender, de tentar estar ao lado do Brasil, mostrando ao mundo uma imagem que não seja muito distante da nossa realidade. Nossa hospitalidade, nossa tradição de bem receber quem nos visita, principalmente aqui no RS, deve estar em primeiro lugar. Os problemas internos do Brasil devem ser discutidos e encarados por nós, independentemente de termos ou não a Copa do Mundo aqui.
Falo nisso para comentar, mesmo que rapidamente, matéria publicada na ZH de ontem e que, entre outras coisas, critica o fato de não estarmos preparados, na opinião deles, para receber turistas já que não temos quem fale inglês, ou melhor, temos muito poucas pessoas que dominam a língua.
A propósito, leio comentário do Túlio Milmann, na ZH de hoje, informando que quando esteve em Beijing, na Olimpíada de 2008, teve que aprender meia dúzia de frases em mandarim “já que lá, mesmo nos locais turísticos mundialmente famosos, não se domina outro idioma além do nativo”. Diz o Túlio que ninguém saiu falando mal da cidade por causa disso já que entenderam que todos estavam na China.
Admitindo que o inglês seja um idioma universal, gostaria de saber se quando chegamos na Grécia, por exemplo, ou na Turquia, somos recebidos por pessoas falando inglês? E se falarem, vamos entender? Afinal, nossa língua é o português. Então, se só formos entendidos em inglês, teremos que nos preparar para falar inglês. Quem vem para o Brasil tem que se preparar para falar que língua?
Falta muita coisa para que cheguemos ao ideal em termos de preparativos para a Copa, mas já avançamos muito. Inclusive preparando pessoas para que falem outro idioma. Será que nossos visitantes estão fazendo o mesmo? O Túlio, quando foi para Beijing aprendeu frases em mandarim, não esqueçam. E foi ele quem concluiu seu comentário perguntando: “não saber (falar inglês) nos faz incompetentes ou inaptos a receber grandes eventos?” Ele mesmo responde: "no, nein, non, ló, niet, não".
A propósito, do you speak English?

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário