quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Bom Dia!

Mais Médicos, mas nem tanto!
Encerrada a primeira fase do programa Mais Médicos, somente 6% do previsto foi alcançado pelo governo. O programa tinha uma demanda de 15.460 médicos e somente 938 decidiram aderir. No Rio Grande do Sul, das 1.323 vagas abertas, apenas 3,5% estão preenchidas, o que significa 47 médicos confirmados.
Os números dão uma ideia exata do que pensam os profissionais em relação ao pretendido pelo governo federal. Poucos médicos aceitam uma bolsa para trabalhar durante algum tempo num local onde, profissionalmente, não terão futuro. O governo quer mandar médicos para cidades com poucos ou nenhum recurso, o que dificulta muito a aceitação dos profissionais. Dos 346 municípios gaúchos que se inscreveram no programa, apenas 22 receberam a confirmação de que serão atendidos. Isto significa 6% do total.
Agora o Ministério da Saúde, tentando reverter a baixa adesão, anuncia novas medidas que incluem a contratação de profissionais estrangeiros e até um possível aproveitamento de médicos das Forças Armadas. Mas as dificuldades são grandes. Dos 3.511 municípios inscritos, 2028 foram descartados pelos candidatos.
Outra questão importante é o protesto da categoria contra o desejo governamental de contratar médicos estrangeiros. Várias manifestações já foram feitas pelo Brasil e outras devem ocorrer nas próximas semanas.
Enquanto isso, por mais que o governo tenha prometido e anunciado como solução, o programa não passa de mais um problema criado pela intempestiva atitude da presidência em tentar responder rapidamente aos protestos que derrubaram a popularidade da presidente Dilma. Como se diz lá em São Gabriel, o apressado come cru!

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário