terça-feira, 6 de agosto de 2013

Bom Dia!

Estourou a tampa do bueiro!
Leio e ouço que o prefeito de Igrejinha (RS) decidiu cortar o próprio salário, o do vice, o dos secretários, diminui o valor pago aos CCs e eliminou alguns, e acabou com gratificações na prefeitura da cidade. Tudo para poder enfrentar a crise financeira que atinge o município.
Sei, e certamente muitos sabem também, que o caso de Igrejinha não é único. Muitas prefeituras estão cortando gastos com a finalidade de suportar a crise que se estabeleceu e que cresce todos os dias. Não há dinheiro para nada, a arrecadação diminuiu e os repasses federais obrigatórios parece que não são tão obrigatórios assim.
Não sou economista, não tenho especialidade em finanças públicas, mas vou ao supermercado todas as semanas e sei muito bem o que custa o dia-a-dia dos brasileiros. E não é pouco.
Diante de notícias como a que veio de Igrejinha, fico pensando que coisas como essa provam que, de alguma forma, a conta começa a ser paga. Não é possível que tudo tenha mudado, em 10 ou 12 anos, por decreto. A miséria acabou, a classe D acabou, a taxa zero foi institucionalizada em muitos casos, impostos desapareceram em outros, bilhões são gastos com bolsa isso, bolsa aquilo, a corrupção está presente em quase todos os setores governamentais e os discursos afirmam que tudo está maravilhoso, que o Brasil e o brasileiro nunca estiveram tão bem. Somos a sexta economia do mundo, vivemos num paraíso e nada nos preocupa.
Enquanto isso, os juros que o governo cobra sobre a dívida pública, por exemplo, inviabilizam qualquer administração estadual ou municipal. Taxa zero, IPI reduzido e juros astronômicos. E os bancos, a cada semestre, com lucros bilionários, e aumentando. Alguém acredita que o projeto econômico do governo é uma coisa séria? Eu particularmente não acredito.
Ao ver a penúria dos estados e dos municípios, ao ver que todo mundo tem que apertar o cinto e que o governo, para manter a ilusão que criou, trabalha com 39 ministérios, cria bolsas de auxilio quase todas as semanas, promete bilhões para atender a base aliada, diz que combate a corrupção, sou obrigado a me preocupar com o futuro bem próximo. E não tenho dúvidas que a crise está inundando tudo e que a tampa do bueiro estourou. Ou vai estourar logo ali adiante.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário