quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Bom Dia!

Cubanos chegando e moeda desvalorizada. Alguém duvidava?
Na próxima segunda-feira, os primeiros 400, dos quatro mil médicos cubanos, chegam ao Brasil. Serão direcionados, preferencialmente, para municípios no Norte e Nordeste. Chegam contratados pelo governo brasileiro para compensar o fracasso do programa Mais Médicos que não empolgou nossos patrícios. Quem sabe pelas condições propostas de pagamento de uma bolsa ou, como dizem as entidades médicas, pelo regime de “quase escravidão” a que serão submetidos. Mas a verdade é que os cubanos, como foi amplamente alardeado pelas autoridades federais, estão chegando. Não adiantou quase nada a gritaria dos médicos brasileiros, afinal, manda quem pode, obedece quem precisa. Ou será que alguém tinha alguma dúvida de que os cubanos viriam, de um jeito ou de outro?
Muito mais grave, pelo menos na minha opinião, é a deterioração do Real que, depois de vinte anos, sofreu a maior desvalorização entre as moedas de todo o mundo, neste mês de agosto. O governo está acabando com nossas reservas numa tentativa desesperada de conter a alta do Dólar, só que não tem conseguido. Assim, nossa moeda está indo para o fundo do poço.
Mesmo não sendo entendido em economia, como eu, não é difícil vislumbrar dias mais complicados. Hoje mesmo o governo já disse que os combustíveis deverão sofrer reajuste, ou seja, gasolina mais cara, transporte mais caro, frete mais caro, produtos mais caros, inflação subindo e salários sem reajuste. Em pouco tempo, teremos preços mais altos em diversos produtos, uma vez que quase tudo depende de matéria prima estrangeira, cotada em dólar. A maioria dos eletrônicos montados no Brasil tem componentes estrangeiros o que, fatalmente, fará com que o preço aumente. Não importamos soja, é verdade, mas o preço dela é cotado em dólares, o que fará com que o óleo e outros produtos tenham preços majorados. O mesmo se aplica ao trigo que, diferentemente da soja, importamos em grande quantidade. Isto significa que, logo o pãozinho nosso de cada dia estará mais caro.
Como sempre, nós vamos pagar esta conta, enquanto o ministro da Fazenda diz que está tudo bem e sob controle. E não se admire se, hoje ou amanhã, apareça alguém representando o governo afirmando que a culpa é dos governos passados, da crise internacional e da incompetência de quem tratou da política econômica antes de 2002.
Assim como a vinda dos médicos cubanos, alguém tinha alguma dúvida de que o Brasil estava caminhando para tudo isso?

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário