terça-feira, 2 de julho de 2013

Plebiscito

Governo apresenta suas propostas


O vice-presidente da República, Michel Temer e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, entregaram hoje a proposta com os cindo temas que o governo pretende ver discutidos no plebiscito proposto pela presidente Dilma Rousseff.  No documento de três laudas, Dilma reconhece que o cidadão, através das manifestações de rua, “pede mudanças no sistema de representação política”. Para ela, “é imprescindível um amplo e imediato esforço conjunto para a renovação do sistema político brasileiro”.
Resumindo, o que o governo quer mudar, é:

1 – Financiamento de campanhas – Governo pede que a população avalie as vantagens e desvantagens de um financiamento totalmente público e analise, também, um modelo misto – com ou sem restrições.

2 – Sistema eleitoral – Opção entre o modelo proporcional atual, o voto distrital (puro ou misto), voto majoritário para eleição de parlamentares, voto em lista fechada ou flexível ou voto em dois turnos.

3 – Suplentes de senadores – Governo quer saber se mantém ou não a existência de suplente de senador.

4 – Coligações – Continuam ou acabam para deputados e vereadores?

5 – Fim do voto secreto – Governo quer terminar com o voto secreto no parlamento.

Estes ao os pontos que o governo propõe para um plebiscito. Agora o Congresso passa a correr contra o tempo. O deputado Henrique Alves (PMDB), presidente da Câmara, acha possível realizar o plebiscito ainda em 2013. Muitos congressistas, ao contrário, acham que não há tempo e uma grande parte prefere um referendo.

(Com informações do Blog do André Machado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário