segunda-feira, 29 de julho de 2013

Lupicinio Rodrigues

Prefeitura vai comemorar centenário do compositor
O ano de 2014 marca o centenário do nascimento de um dos mais importantes nomes da música popular brasileira. Para exaltar e democratizar a obra do porto-alegrense Lupicínio Rodrigues, a prefeitura trabalha em uma extensa programação para envolver os moradores e visitantes no universo do boêmio compositor de janeiro a dezembro. Em reunião do Comitê Gestor na manhã desta segunda-feira, 29, o prefeito José Fortunati anunciou, entre outras ações, que as comemorações do aniversário da Capital farão parte das homenagens, denominando a Semana de Porto Alegre como Semana Lupicínio Rodrigues.

“A instituição do Ano do Centenário de Nascimento do Lupicínio Rodrigues é uma forma de reconhecer a grande contribuição do compositor para a cultura porto-alegrense, gaúcha e nacional. Queremos relembrar a obra e também levar ao conhecimento dos jovens todo o belo trabalho que deixou como legado para a música popular brasileira”, afirmou o prefeito, que delegou à Secretaria Municipal da Cultura (SMC) a interface com os demais órgãos da prefeitura, para envolver a rede pública de ensino e a agenda cultural da cidade, incluindo o Carnaval.

Conforme destacou o secretário municipal da Cultura, Roque Jacoby, a intenção é unir eventos já consolidados na agenda da cidade, como o Carnaval e o Viva o Centro a Pé, a projetos específicos como seminário, exposições, roteiro teatral, concertos temáticos e premiação a jovens músicos. A proposta é desenvolvida a partir de projeto básico da Coordenação de Música da SMC

Nascido em Porto Alegre em 16 de setembro de 1914, Lupicínio compôs centenas de músicas que ganharam projeção nos cenários nacional e internacional nas vozes de cantores de destaque na MPB, com temas de amor, traição e boemia. É autor, ainda, do hino do Grêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário