sexta-feira, 12 de julho de 2013

Bom Dia!

Greve ou feriado?
Parecia feriado, mas era dia de Greve Geral
Ao passar pelas ruas de Porto Alegre na manhã desta quinta-feira, 11, não dava para acreditar que, naquele momento, o Brasil deveria estar nas ruas protestando contra a inoperância governamental em diversos setores. Parecia muito mais uma manhã de domingo de janeiro, quando a grande maioria está nas praias, ou um dia de feriado prolongado. Sem nenhum ônibus, poucos táxis, alguns lotações e carros com famílias indo para o shopping ou supermercado. Aliás, os comerciários só não compareceram ao trabalho nas lojas localizadas no Centro Histórico. Nos bairros, o movimento comercial foi quase normal. Não foram poucos os que decidiram aproveitar o dia de sol para curtir os espaços nos parques de Porto Alegre.
Toda a gritaria das Centrais Sindicais, inclusive com carros de som circulando pela cidade, não convenceu ninguém. Acho que, inclusive, serviu para que as pessoas confirmassem a decisão de que o movimento que invadiu cidades brasileiras, não quer saber de sindicalistas e muito menos de entidades controladas por partidos políticos. Político, então, nem pensar.
Foi tão grande o fracasso do movimento tentado pelos sindicalistas, em conjunto com o MST, que as ruas estavam quase desertas. Verdade que, já nas primeiras horas, grupos especializados ocupavam a frente das garagens dos ônibus, entrada de fábricas, pontes e estradas. O MST, certamente dentro do espírito do movimento, ocupou pedágios, liberando cancelas. Com isso, conseguiram estabelecer o medo nas pessoas, que preferiram ficar em casa. Acabaram transformando o que poderia ter sido um grande movimento reivindicatório, em um gostoso feriado.
Enquanto isso, no Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre, invasores/ocupantes, fizeram uma assembléia geral quando decidiram por permanecer no local. O que mais me chamou a atenção, foi a participação de lideranças de movimentos que,  chamados ao microfone, emitiram suas posições. Não lembro de todos, já que são muitos, mas destaco alguns: Putinhas Aborteiras, Desencadeia, Sexo Coletivo e Profanações. Isso comprova que cada um luta e defende o que acha mais justo. Ou não?

Que Deus proteja a todos e que tenham um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário