sábado, 6 de julho de 2013

Blog Esquina Democrática

Precisamos dos melhores políticos
André Machado*
Nesta semana que passou estive na Câmara Municipal de Porto Alegre. Dediquei alguns minutos para conversar com o vereador João Derly (PCdoB). Em primeiro mandato, o bicampeão mundial de judô ainda se acostuma com a atividade legislativa. Tasquei a pergunta. "E aí João? Já deu tempo para se arrepender?". O judoca engoliu seco e disse que de vez em quando sim. A verdade é que João Derly, assim como 100% dos políticos, perde ante aos olhos do público as suas qualidades no momento em que ingressa no parlamento. De herói nacional, o nosso campeão vira candidato a vilão. E apenas por sentar-se ao lado dos vilões.
A política precisa de bons políticos. E nós eleitores precisamos identifica-los. E mante-los na política. Hoje o senador Pedro Simon (PMDB) anuncia que não concorrerá mais. Não chega a ser por desilusão, mas pela idade. E Pedro Simon foi um grande político. Não acho que tenho sido um grande governador, mas foi sempre um homem fundamental na luta pela democracia e na defesa da ética. Foi a voz que soube manter-se forte durante o regime militar e depois aquele que sempre acendia o farol do caminho ético (que os outros insistiam em não ver). Simon nunca se meteu em falcatrua. E fará falta.
Mas será que não há entre tantos gaúchos outros que possam carregar uma bandeira que ajude a transformar a política naquilo que ela realmente deve ser? Certamente há. E são muitos. Nosso papel é identifica-los e separa-los dos que são produto de marketing. O país só irá melhorar com a qualificação da política, não com o fim dela. Alguém eleito deve ser visto como um agente de transformação e não como mais um a integrar um bando. A escolha que fazemos é democrática. Ninguém chega lá por vontade própria. Chega apenas pela nossa vontade.
Não precisamos apenas de melhores políticos. Precisamos dos melhores políticos. Precisamos que as melhores cabeças da nossa sociedade estejam disponíveis para ocupar vagas nos executivos e nos parlamentos para que o Brasil e o seu povo deem o salto que precisam. Se eles não ocuparem, os mesmos cabeças ocas seguirão ocupando assentos nos aviões da FAB.

*Jornalista – Editor do Blog Esquina Democrática

Nenhum comentário:

Postar um comentário