sábado, 8 de junho de 2013

Bom Dia!
A forte neblina que tomo conta de Porto Alegre, inclusive fechando o aeroporto Salgado Filho, deve estar anunciando que teremos um dia de sol. É o que esperamos para poder começar o final de semana que , vamos combinar, teve uma final de sexta-feira terrível em termos de trânsito na Capital.

Quando subi a Borges de Medeiros para voltar prá casa, por volta de 18 horas de ontem, tive a sensação de que algo anormal estava acontecendo. As filas nos terminais de lotação eram enormes. E nenhum carro chegava pela Salgado Filho. Decidi voltar e tentar um taxi nas proximidades do Mercado Público. Não consegui. Segui caminhando e, depois de andar pela Siqueira Campos até a Caldas Júnior, resolvi tentar a Rua da Praia. Nas calçadas, muitas pessoas tentando o mesmo que eu, ou seja, pegar um taxi. Entrei na Andradas e somente nas imediações da Casa de Cultura Mário Quintana, consegui. Pedi que o motorista fizesse o trajeto pelo Gasômetro, na esperança de pegar um trânsito menos congestionado. Que nada.

Mais tarde, olhando o noticiário de televisão e vendo os portais de informações na internet, fiquei sabendo que o caos no trânsito se instalara a partir do bloqueio do entorno do Estádio Olímpico e do Beira-Rio, onde treinavam as seleções brasileira e francesa.  Foram muitas horas de congestionamento total que prejudicou, principalmente, quem trabalhou o dia inteiro e queria apenas voltar prá casa.

Fico imaginando como será quando tivermos, aqui, os jogos pela Copa do Mundo. Sei que a prefeitura, o Estado , a BM e a EPTC estão tratando de encontrar a melhor solução. Não sei se conseguirão. Porto Alegre, por mais que se tente mudar, é uma cidade com muitos e antigos problemas de circulação de veículos.

Quando passamos pelo Gasômetro, comentei com o motorista o quanto será importante a duplicação da Edvaldo Pereira Paiva e, ao mesmo tempo, quanto tem sido prejudicial a intolerância de algumas pessoas que se fantasiam de defensores da natureza e tentam impedir a obra. O motorista, calejado por anos de direção, foi taxativo: - É que os protestos são muito mais políticos do que qualquer outra coisa.


Esperando que o sol chegue depois da serração, desejo que fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário